Excelente vendedor: 5 habilidades para você ser um

Dentro do mercado de trabalho, o que será que diferencia um simples vendedor de um excelente vendedor?

Esse detalhe explica muitos conflitos que rondam uma equipe de vendas.

Afinal, uma equipe formada por vendedores medianos, tende a obter resultados medianos.

Entretanto, uma equipe de vendas formada por excelentes vendedores, tende a obter resultados proporcionais, nesse caso, excelentes.

Ninguém nasce vendedor.

É verdade que algumas pessoas nascem com algumas aptidões mais desenvolvidas que outras, mas isso só faz com que ela tenha facilidade em determinadas técnicas.

Porém, se tornar um excelente vendedor é um processo que demanda dedicação, tempo, estudo e desenvolvimento. 

O desenvolvimento não para nunca, você nunca estará bom o bastante para o mercado, afinal, estamos falando de vendas e quando o assunto é vender, mudança e inovação são as palavras chaves.

Como você já viu em outros textos do nosso blog, estratégia de vendas, comunicação persuasiva e planejamento são alguns pontos importantes que fazem de você e da sua equipe, bons vendedores.

Entretanto, o mercado está cheio de vendedores medianos e por isso, ultimamente nota-se uma queda considerável nas vendas independente do seu segmento.

As empresas estão recrutando vendedores que apesar de venderem o produto/serviço, não conseguem proporcionar uma boa experiência ao seu cliente quanto a jornada de venda.

O vendedor tem contato direto com o cliente, é a partir do vendedor que o cliente vai criar a imagem da empresa.

E pensando nisso, a sua empresa precisa ser representada por excelentes vendedores.

Afinal, você quer alcançar um patamar diferente de seus concorrentes e para isso acontecer precisa ter um diferencial.

A verdade é que o perfil de um excelente vendedor é muito diferente do que estávamos acostumados há pouco tempo.

Habilidades pessoais e habilidades técnicas se combinam e constroem um excelente vendedor

A competência técnica depende de seus conhecimentos e habilidades.

No entanto, a competência interpessoal é baseada na bagagem de sua experiência, na forma como você vê o seu entorno e na sua capacidade de lidar com a vida cotidiana.

A World Economic Forum realizou um estudo listando as 10 habilidades mais importantes para os futuros profissionais. 

Pensando nisso, aposto que você quer saber quais cursos te levam a essa nota, certo? 

Mas é aí que você vai se surpreender, bem diferente do que pensávamos, todas as 10 habilidades listadas pela World Economic Forum estão diretamente relacionadas às habilidades comportamentais, sociais, emocionais e econômicas.

Você conhece aquelas virtudes que não podem ser alcançadas por meio de um diploma? Então, isso é o que chamamos de habilidades interpessoais. 

Confira algumas delas: 

  • Pensamento crítico; 
  • Habilidades de resolução de problemas;
  • Criatividade;
  • Originalidade; 
  • Iniciativa;
  • Liderança;
  • Tolerância; 
  • Flexibilidade. 

São habilidades que não desenvolvemos em uma sala de aula da faculdade, como: relacionamento, escuta, comunicação, liderança e tomada de decisão.

Mesmo que você ache que não nasceu com essas habilidades, isso não o impede de desenvolvê-las. 

Atualmente, em seu processo seletivo, as empresas buscam cada vez mais contratar pessoas com esse sentido de desenvolvimento de soft skills.

Isso eleva o nível da empresa e dos colaboradores! 

Donos das grandes empresas perceberam que o modelo de profissional perfeito é aquele que possui um combinado de hard e soft skills.

Logo, suas competências técnicas (hard skills) sofrem a influência de suas habilidades interpessoais (soft skills), mas, o que isso quer dizer?

Isso quer dizer que cada técnica sua será realizada de acordo com a sua bagagem de habilidades comportamentais, sociais, emocionais e econômicas.

Habilidades interpessoais  (Soft Skills)

1. Relacionamento e interação com o cliente;

Trabalhar diretamente com pessoas é um grande desafio e a melhor forma de cumprir esse desafio é estabelecendo relações e interações emocionais e sinceras com o seu cliente.

Por isso que a primeira habilidade que vai te tornar um excelente vendedor é a habilidade de se relacionar com as pessoas.

Claro que você está ali para vender, porém, o seu principal objetivo deve ser encontrar a solução para a dor do seu cliente.

A sua venda PRECISA ter um propósito

O seu cliente não pode te enxergar apenas como mais um que quer empurrar qualquer produto para ele, e o que vai fazer com que essa não seja a visão dele é exatamente a forma como você vai firmar o relacionamento de vocês

  • Ouça com atenção;
  • Tire as dúvidas do seu cliente de forma pontual;
  • Se preocupe em como está sendo a experiência da jornada de venda dele, e no final verá que o resultado foi excelente porque você é um excelente vendedor.

2. Tomada de decisão;

Tudo na nossa vida é muito incerto e as coisas não seriam diferentes quando o assunto são vendas.

Desenvolver a habilidade de tomada de decisão é conseguir imaginar cenários futuros, avaliando cada uma das alternativas e assumindo a responsabilidade da sua escolha independente do que ela resultará.

Por isso, para se tornar um excelente vendedor e obter resultados diferentes dos demais, você precisa desenvolver a habilidade de tomada de decisão.

  • Não perder o timing da venda;
  • Saber a hora certa de persuadir o cliente sem obrigá-lo a concluir a compra.

Excelentes vendedores não esperam pela iniciativa do cliente.

Excelentes vendedores fazem daquele momento uma oportunidade para que seu cliente não queira correr o risco de perder a chance de solucionar seus problemas com o produto ou serviço

Para seu negócio crescer, muitas vezes será necessário sair da zona de conforto, encarar novos desafios para consequentemente obter novos resultados e é nesse momento que a tomada de decisão é muito importante.

3. Comunicação

A comunicação é o começo de tudo em nossas vidas.

Tudo começa com a fala, a maneira como você se comunica, a maneira como o destinatário entende. 

Por isso, sua comunicação deve ser clara, objetiva e de fácil compreensão. 

Sabe aquela venda que você está tendo dificuldade em fechar?

Então, a única forma do seu cliente se sentir seguro em adquirir seu produto/serviço é sabendo exatamente do que você está falando, e para isso você precisa de uma boa comunicação.

Já pensou, perder a oportunidade de solucionar a dor do cliente porque não soube se comunicar da melhor forma? 

A comunicação quando feita de forma certa te leva para grandes avanços, o relacionamento com o seu cliente se torna confiável, ele acredita que a solução que você está oferecendo é a MELHOR.

E acima de tudo, seu negócio sempre ficará de portas abertas para ele.

E são esses pequenos detalhes que irão te tornar um excelente vendedor e fazer com que seu cliente tenha uma experiência ótima na jornada de vendas.

4. Inteligência emocional

Primeiro você precisa saber que inteligência emocional é uma habilidade comportamental onde a pessoa tem a capacidade de reconhecer a influência de suas emoções.

Com isso, ao invés de ser dominado por elas, acaba exercendo autocontrole e se tornando o dominador.

Esse domínio sobre as emoções leva a pessoa a alcançar reações mais moderadas e racionais, mesmo perante a momentos que normalmente a levariam a perder a cabeça.

Mas, o que engloba o equilíbrio emocional?

O equilíbrio emocional está atrelado à inteligência emocional e é a partir dessa fórmula que você alcança o controle comportamental.

Depois que você aprende a lidar com as suas emoções no trabalho é hora de entender como lidar com as emoções de outras pessoas.

Principalmente quando você deve organizar grupos, liderar projetos, lidar com negociações e outras ações importantes na vida no trabalho (ou deseja realizar essas atividades).

5. Liderança

Toda empresa quer um colaborador que exerça esse papel de líder, não é mesmo?

Afinal, o líder é muito mais do que aquela pessoa que manda e desmanda, um verdadeiro líder é visto com olhos de inspiração.

O líder enxerga cada membro da sua equipe como um ser humano individual.

Com isso, sabe que a forma como vai gerenciar as habilidades e competências de cada uma é singular.

Um profissional com perfil de liderança está aberto a sugestões.

Apesar dele comandar o gerenciamento da equipe, acaba por se importar em desenvolver um trabalho em equipe, reconhecendo os méritos de cada um.

A relação entre o líder e sua equipe leva muito mais em consideração a influência dele do que o seu absolutismo.

O Método Pregão de Guerra sendo excelente para você

Agora que você descobriu as 5 habilidades que te farão um excelente vendedor, chegou o momento de virar a chave e correr por outros caminhos.

Então,o que você está esperando que ainda não faz parte dos nossos vários clientes que transformaram seu modo de vender?

O pregão de guerra é um evento que vai te fazer alcançar um sonho que até então você pensava ser impossível: VOCÊ VAI VENDER 1 MÊS EM 1 DIA!

Todo vendedor com certeza já sonhou com isso, e o pregão de guerra criou vida para realizar o SEU SONHO!

Eu poderia listar inúmeros motivos para que você entre em contato conosco AGORA, mas, vou deixar que tire suas próprias conclusões.

Então, vou deixar aqui o nosso site onde você pode ver com seus próprios olhos os depoimentos de alguns clientes nossos que revolucionaram a forma de vender.

Depois disso, vou esperar entrar em contato conosco para nos conhecermos melhor e realizarmos sonhos.

Trending Blogs & Creative Insights

Discover expert tips, AI techniques and creative inspiration to enhance your image-generation skills.

Um método patenteado criado por Alexandre Jacques, baseado em fundamentos científicos como Neuromarketing, Gamificação Economia Comportamental, que gera vendas massivas em um único dia.

Todos os direitos reservados ao Pregão de Guerra © 2025