Excelente vendedor: 5 habilidades para você ser um

Excelente vendedor: 5 habilidades para você ser um

19/04/2022 Uncategorized 0
Excelente vendedor

Dentro do mercado de trabalho, o que será que diferencia um simples vendedor de um excelente vendedor?

Esse detalhe explica muitos conflitos que rondam uma equipe de vendas.

Afinal, uma equipe formada por vendedores medianos, tende a obter resultados medianos.

Entretanto, uma equipe de vendas formada por excelentes vendedores, tende a obter resultados proporcionais, nesse caso, excelentes.

Ninguém nasce vendedor.

É verdade que algumas pessoas nascem com algumas aptidões mais desenvolvidas que outras, mas isso só faz com que ela tenha facilidade em determinadas técnicas.

Porém, se tornar um excelente vendedor é um processo que demanda dedicação, tempo, estudo e desenvolvimento. 

O desenvolvimento não para nunca, você nunca estará bom o bastante para o mercado, afinal, estamos falando de vendas e quando o assunto é vender, mudança e inovação são as palavras chaves.

Como você já viu em outros textos do nosso blog, estratégia de vendas, comunicação persuasiva e planejamento são alguns pontos importantes que fazem de você e da sua equipe, bons vendedores.

Entretanto, o mercado está cheio de vendedores medianos e por isso, ultimamente nota-se uma queda considerável nas vendas independente do seu segmento.

As empresas estão recrutando vendedores que apesar de venderem o produto/serviço, não conseguem proporcionar uma boa experiência ao seu cliente quanto a jornada de venda.

O vendedor tem contato direto com o cliente, é a partir do vendedor que o cliente vai criar a imagem da empresa.

E pensando nisso, a sua empresa precisa ser representada por excelentes vendedores.

Afinal, você quer alcançar um patamar diferente de seus concorrentes e para isso acontecer precisa ter um diferencial.

A verdade é que o perfil de um excelente vendedor é muito diferente do que estávamos acostumados há pouco tempo.

Habilidades pessoais e habilidades técnicas se combinam e constroem um excelente vendedor

A competência técnica depende de seus conhecimentos e habilidades.

No entanto, a competência interpessoal é baseada na bagagem de sua experiência, na forma como você vê o seu entorno e na sua capacidade de lidar com a vida cotidiana.

A World Economic Forum realizou um estudo listando as 10 habilidades mais importantes para os futuros profissionais. 

Pensando nisso, aposto que você quer saber quais cursos te levam a essa nota, certo? 

Mas é aí que você vai se surpreender, bem diferente do que pensávamos, todas as 10 habilidades listadas pela World Economic Forum estão diretamente relacionadas às habilidades comportamentais, sociais, emocionais e econômicas.

Você conhece aquelas virtudes que não podem ser alcançadas por meio de um diploma? Então, isso é o que chamamos de habilidades interpessoais. 

Confira algumas delas: 

  • Pensamento crítico; 
  • Habilidades de resolução de problemas;
  • Criatividade;
  • Originalidade; 
  • Iniciativa;
  • Liderança;
  • Tolerância; 
  • Flexibilidade. 

São habilidades que não desenvolvemos em uma sala de aula da faculdade, como: relacionamento, escuta, comunicação, liderança e tomada de decisão.

Mesmo que você ache que não nasceu com essas habilidades, isso não o impede de desenvolvê-las. 

Atualmente, em seu processo seletivo, as empresas buscam cada vez mais contratar pessoas com esse sentido de desenvolvimento de soft skills.

Isso eleva o nível da empresa e dos colaboradores! 

Donos das grandes empresas perceberam que o modelo de profissional perfeito é aquele que possui um combinado de hard e soft skills.

Logo, suas competências técnicas (hard skills) sofrem a influência de suas habilidades interpessoais (soft skills), mas, o que isso quer dizer?

Isso quer dizer que cada técnica sua será realizada de acordo com a sua bagagem de habilidades comportamentais, sociais, emocionais e econômicas.

Habilidades interpessoais  (Soft Skills)

1. Relacionamento e interação com o cliente;

Trabalhar diretamente com pessoas é um grande desafio e a melhor forma de cumprir esse desafio é estabelecendo relações e interações emocionais e sinceras com o seu cliente.

Por isso que a primeira habilidade que vai te tornar um excelente vendedor é a habilidade de se relacionar com as pessoas.

Claro que você está ali para vender, porém, o seu principal objetivo deve ser encontrar a solução para a dor do seu cliente.

A sua venda PRECISA ter um propósito

O seu cliente não pode te enxergar apenas como mais um que quer empurrar qualquer produto para ele, e o que vai fazer com que essa não seja a visão dele é exatamente a forma como você vai firmar o relacionamento de vocês

  • Ouça com atenção;
  • Tire as dúvidas do seu cliente de forma pontual;
  • Se preocupe em como está sendo a experiência da jornada de venda dele, e no final verá que o resultado foi excelente porque você é um excelente vendedor.

2. Tomada de decisão;

Tudo na nossa vida é muito incerto e as coisas não seriam diferentes quando o assunto são vendas.

Desenvolver a habilidade de tomada de decisão é conseguir imaginar cenários futuros, avaliando cada uma das alternativas e assumindo a responsabilidade da sua escolha independente do que ela resultará.

Por isso, para se tornar um excelente vendedor e obter resultados diferentes dos demais, você precisa desenvolver a habilidade de tomada de decisão.

  • Não perder o timing da venda;
  • Saber a hora certa de persuadir o cliente sem obrigá-lo a concluir a compra.

Excelentes vendedores não esperam pela iniciativa do cliente.

Excelentes vendedores fazem daquele momento uma oportunidade para que seu cliente não queira correr o risco de perder a chance de solucionar seus problemas com o produto ou serviço

Para seu negócio crescer, muitas vezes será necessário sair da zona de conforto, encarar novos desafios para consequentemente obter novos resultados e é nesse momento que a tomada de decisão é muito importante.

3. Comunicação

A comunicação é o começo de tudo em nossas vidas.

Tudo começa com a fala, a maneira como você se comunica, a maneira como o destinatário entende. 

Por isso, sua comunicação deve ser clara, objetiva e de fácil compreensão. 

Sabe aquela venda que você está tendo dificuldade em fechar?

Então, a única forma do seu cliente se sentir seguro em adquirir seu produto/serviço é sabendo exatamente do que você está falando, e para isso você precisa de uma boa comunicação.

Já pensou, perder a oportunidade de solucionar a dor do cliente porque não soube se comunicar da melhor forma? 

A comunicação quando feita de forma certa te leva para grandes avanços, o relacionamento com o seu cliente se torna confiável, ele acredita que a solução que você está oferecendo é a MELHOR.

E acima de tudo, seu negócio sempre ficará de portas abertas para ele.

E são esses pequenos detalhes que irão te tornar um excelente vendedor e fazer com que seu cliente tenha uma experiência ótima na jornada de vendas.

4. Inteligência emocional

Primeiro você precisa saber que inteligência emocional é uma habilidade comportamental onde a pessoa tem a capacidade de reconhecer a influência de suas emoções.

Com isso, ao invés de ser dominado por elas, acaba exercendo autocontrole e se tornando o dominador.

Esse domínio sobre as emoções leva a pessoa a alcançar reações mais moderadas e racionais, mesmo perante a momentos que normalmente a levariam a perder a cabeça.

Mas, o que engloba o equilíbrio emocional?

O equilíbrio emocional está atrelado à inteligência emocional e é a partir dessa fórmula que você alcança o controle comportamental.

Depois que você aprende a lidar com as suas emoções no trabalho é hora de entender como lidar com as emoções de outras pessoas.

Principalmente quando você deve organizar grupos, liderar projetos, lidar com negociações e outras ações importantes na vida no trabalho (ou deseja realizar essas atividades).

5. Liderança

Toda empresa quer um colaborador que exerça esse papel de líder, não é mesmo?

Afinal, o líder é muito mais do que aquela pessoa que manda e desmanda, um verdadeiro líder é visto com olhos de inspiração.

O líder enxerga cada membro da sua equipe como um ser humano individual.

Com isso, sabe que a forma como vai gerenciar as habilidades e competências de cada uma é singular.

Um profissional com perfil de liderança está aberto a sugestões.

Apesar dele comandar o gerenciamento da equipe, acaba por se importar em desenvolver um trabalho em equipe, reconhecendo os méritos de cada um.

A relação entre o líder e sua equipe leva muito mais em consideração a influência dele do que o seu absolutismo.

O Método Pregão de Guerra sendo excelente para você

Agora que você descobriu as 5 habilidades que te farão um excelente vendedor, chegou o momento de virar a chave e correr por outros caminhos.

Então,o que você está esperando que ainda não faz parte dos nossos vários clientes que transformaram seu modo de vender?

O pregão de guerra é um evento que vai te fazer alcançar um sonho que até então você pensava ser impossível: VOCÊ VAI VENDER 1 MÊS EM 1 DIA!

Todo vendedor com certeza já sonhou com isso, e o pregão de guerra criou vida para realizar o SEU SONHO!

Eu poderia listar inúmeros motivos para que você entre em contato conosco AGORA, mas, vou deixar que tire suas próprias conclusões.

Então, vou deixar aqui o nosso site onde você pode ver com seus próprios olhos os depoimentos de alguns clientes nossos que revolucionaram a forma de vender.

Depois disso, vou esperar entrar em contato conosco para nos conhecermos melhor e realizarmos sonhos.