Como começar o ano com vendas altas

A maior ação de vendas do Brasil para todos os mercados

Como começar o ano com vendas altas

29/01/2020 Uncategorized 0

Um dos grandes desafios de empresas de diversos setores é conseguir começar o ano com vendas altas. Afinal, trata-se de um período tradicionalmente mais fraco para o comércio.

São muitas as razões para isso. Em primeiro lugar, é natural frear um pouco o consumo depois da Black Friday e do Natal do ano anterior, uma vez que as pessoas gastam mais e contraem dívidas nesses eventos. 

Além disso, o começo do ano traz uma série de gastos específicos para as pessoas: é a época de pagar o IPTU, IPVA, material escolar das crianças e outras obrigações.

No entanto, isso não significa que a sua empresa deve se resignar em janeiro e fevereiro. Pelo contrário: é possível começar o ano com vendas altas. Quer saber como? Confira nossas dicas abaixo.

Estude a sazonalidade para começar o ano com vendas altas

Se você tem o objetivo real de começar o ano com vendas altas, precisa iniciar o período de olho nos seus números e métricas de desempenho. Isso é essencial para entender como funciona a sazonalidade da sua empresa e do seu setor.

É normal que haja uma queda de vendas nesse período. Mas quão normal? Isso acontece só com a sua empresa ou com o mercado inteiro? Se for com o mercado, a sua queda está abaixo ou acima da média?

É importante saber a resposta para essas perguntas, uma vez que elas vão nortear o tipo de estratégia que você deverá seguir. Se sua queda é acima da média, significa que sua empresa sofre mais do que a concorrência (e algo deve ser feito para corrigir isso).

No geral, o número de vendas da sua empresa depende de duas grandezas principais: o fluxo de clientes em potenciais e sua capacidade de conversão. Se as vendas diminuem em algum período, é sinal que uma das grandezas diminuiu.

O estudo da sazonalidade serve para compreender qual delas diminui nesse período e se é possível compensar essa queda de alguma forma.

Aumente seus investimentos em prospecção

Se o problema do seu negócio no início do ano for um baixo fluxo de consumidores, então uma boa ideia pode ser aumentar os investimentos feitos em prospecção de clientes.

É claro que aumentar o investimento em prospecção não significa necessariamente ganhar mais clientes em potencial em escala. Por exemplo, se você investe R$100,00 em AdWords e recebe 50 visitas em seu site, não receberá obrigatoriamente 100 visitas se passar a investir R$200,00.

No entanto, é possível investir melhor os recursos de prospecção, utilizando técnicas mais eficazes ou mais modernas, que consumam menos dinheiro e tragam resultados melhores. Isso ajuda a começar o ano com vendas altas.

Motive a sua equipe a conquistar melhores resultados

Se o problema do início do ano na sua empresa não é uma diminuição da demanda, então a questão pode ser na motivação do seu time de vendas. É normal que a equipe reduza um pouco o ritmo depois da maratona de Black Friday e Natal.

No entanto, o ideal é tentar manter a motivação em alta com treinamentos de vendas (aprender técnicas modernas ajuda o time a ficar focado) ou estabelecendo metas específicas para o período.

Com o time mais motivado no início do ano, a tendência é que a sua taxa de conversão se mantenha ou aumente, o que trará melhores resultados nesse período importante.

Faça um evento diferenciado de vendas no começo do ano

Se sobrou produtos no seu estoque depois do Natal, que tal começar o ano com mais vendas e realizar um evento específico para zerar o estoque?

Para isso, você pode realizar um Pregão de Guerra na sua empresa no começo do ano. Com uma metodologia moderna, que utiliza técnicas de neuromarketing e neurovendas, o Pregão ajuda sua empresa a limpar o estoque e vender o equivalente a 1 mês em apenas 1 dia.

Na metodologia, seus colaboradores aprenderão as técnicas de venda mais avançadas e passarão por um processo de gamificação para criar um sentimento de equipe muito forte e motivador.

Depois do treinamento de 15 dias, é realizado um evento chamado Pregão de Guerra em que a equipe usa as técnicas recém-aprendidas para limpar o estoque e vender o equivalente a 1 mês em apenas 1 dia. Para se ter uma ideia, nossa taxa de conversão média nesses eventos é de 25%, enquanto a média de lojas em shoppings é de 12% e em outros segmentos é ainda menor.

Por isso, realizar um Pregão de Guerra pode ser uma excelente maneira de começar o ano com vendas altas, motivando os colaboradores e garantindo efeitos positivos duradouros com uma equipe melhor capacitada para enfrentar os desafios de 2020.

Gostou das nossas dicas para começar bem o ano? Então entre em contato com a nossa equipe e agende o seu Pregão de Guerra agora mesmo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *