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Como treinar a equipe de vendas para ter melhores resultados?

 

Todo bom gestor de uma empresa, seja de qual ramo for, precisa saber como treinar a equipe de vendas do seu negócio, especialmente quando há contato direto com o consumidor final, como no caso de uma concessionária, operadora de plano de saúde e outros.

Isso é essencial, pois o faturamento da companhia depende quase que exclusivamente do desempenho dos vendedores. Se a equipe de vendas estiver motivada, capacitada e pronta para os desafios, a empresa vai bem. Se não, os negócios não prosperam.

No entanto, treinar uma equipe de vendas é um desafio para muita gente. Afinal, como agir para capacitar os seus colaboradores para alcançar o melhor resultado possível? É o que veremos a seguir. Confira.

Se você ficou interessado, siga a leitura até o final.

Por que é importante treinar a equipe de vendas?

Não são todos os gestores que costumam treinar a equipe de vendas de suas lojas. Ao mesmo tempo, não são todos os gestores que batem as metas de faturamento. No geral, estamos falando das mesmas pessoas.

É fácil achar que o treinamento do seu time de vendas é um gasto supérfluo e sempre deixá-lo “para depois”. No entanto, em longo prazo, a negligência com a capacitação da equipe cobra o seu preço em termos de competitividade com os concorrentes.

No geral, uma venda é realizada de acordo com o levantamento de 3 fatores: a necessidade do cliente, a qualidade do produto e a capacitação do vendedor.

O elemento mais importante é justamente o vendedor, que é capaz de fazer a relação entre a demanda do consumidor e o produto que você vende. 

Quanto mais preparado for o profissional, mais fácil será, e a venda será realizada sem problemas.

Quais os benefícios de treinar a equipe de vendas?

Se você ainda não se decidiu se deve ou não treinar a equipe de vendas da sua empresa, nós listamos abaixo 4 vantagens dessa capacitação que mudarão a sua opinião.

1. Melhor desempenho

Um dos principais benefícios de treinar a equipe de vendas é, certamente, ter um melhor desempenho comercial. Isso significa mais negócios fechados.

Com mais negócios fechados, maior é o faturamento da empresa, que passa a ter um fluxo de caixa mais estável e pode investir em inovação, novos produtos  ou em outras áreas.

2. Moral mais elevada

O neuromarketing ensina que boa parte das vendas são fechadas de acordo com o estado emocional da pessoa e gatilhos mentais ativados na negociação. Isso vale para o vendedor também.

Um vendedor desanimado, desmotivado e sem confiança dificilmente conseguirá fechar um negócio, especialmente se for uma compra cara, como um carro, por exemplo. O cliente sente a postura negativa e se afasta.

O treinamento, no entanto, cria um ciclo positivo que muda essa situação. Mais capacitado, o vendedor começa a ter mais sucesso. Mais vendas fazem com que ele se sinta mais confiante e motivado, o que traz ainda mais sucesso e reinicia esse ciclo.

3. Redução de custos

Muitos gestores enxergam a capacitação para vendedores como custo. No entanto, trata-se de um investimento necessário.

Em primeiro lugar, o retorno obtido pela realização de eventos como o Pregão de Guerra, mais do que paga o investimento realizado no treinamento.

Em segundo lugar, um vendedor mais capacitado consegue reduzir os custos de aquisição de clientes de uma empresa, o que faz com que a companhia pague menos para cada consumidor.

4. Benefícios duradouros

Por fim, uma das principais vantagens do treinamento do time de vendas é que os benefícios sentidos pela sua empresa são duradouros. Na prática, quanto mais capacitados, mais longevas são as vantagens.

Isso acontece porque o conhecimento adquirido não vai embora, ou seja: o vendedor continuará aplicando as técnicas de neurovendas e tudo que aprendeu para vender mais por um ano, dois, três e muitos mais.

Como fazer o treinamento do seu time de vendas?

Agora que você já viu como é vantajoso treinar a equipe de vendas, é importante entender como realizar essa capacitação. Afinal, não basta apenas contratar um coaching de vendas.

Uma das principais dicas para capacitar adequadamente os seus vendedores é confiar em uma metodologia real, testada e aprovada, ou seja: se guiar pelos resultados obtidos e comprovados.

O segundo passo é optar por um treinamento que realmente capacite o seu time de vendas, que entenda que cada membro da sua equipe tem forças e fraquezas diferentes e que possa se adaptar para isso.

Por fim, lembre-se de que nenhum treinamento é capaz de levar um profissional onde ele não quer ir. Por essa razão, é importante que você e sua equipe estejam dispostos a investir tempo e dedicação no treino para obter os melhores resultados possíveis.

Seguindo essas dicas, você conseguirá treinar a equipe de vendas da sua empresa sem dificuldades e poderá coletar os ganhos dessa ação em curto, médio e longo prazo.

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