Você sabe dizer o que é de fato uma empresa? São os tijolos da sua sede? O estoque de produtos disponível? O plano de marketing do período? Nós acreditamos que pelo menos parte das respostas esteja no resultado das suas ações de team building.
É um fato que o material humano de uma empresa faz com que ela seja o que é. O time de vendas, por exemplo, só será tão bom quanto o potencial total do time do setor.
No entanto, muitas empresas acreditam que basta colocar os profissionais juntos que eles se tornarão uma equipe. Não é assim que funciona. O team building é algo a ser estimulado de maneira estratégica.
Os resultados obtidos quando uma equipe de verdade é formada, no entanto, compensam o esforço. Quer ver como? Então siga a leitura deste artigo até o final.
O que é team building?
Team building é um termo em inglês que significa, em tradução livre, “construção de equipe”. É um conceito que compreende que há uma diferença entre um time e um grupo de pessoas no ambiente de trabalho.
Um grupo de pessoas é quando há determinados elementos trabalhando no mesmo espaço. Eles podem até estar em busca do mesmo objetivo, mas não trabalham em conjunto e seus resultados mostram isso.
Já uma equipe surge quando esse grupo de pessoas aprende a trabalhar em conjunto, com sinergia e amplificando os efeitos positivos de cada membro do time.
Na prática, é como se um grupo de pessoas fosse uma adição simples, enquanto uma equipe é uma multiplicação, já que um colaborador potencializa a produtividade do outro e todos se ajudam a bater as metas de vendas.
Qual o impacto do team building nas vendas?
Quando investimentos em team building dentro da nossa empresa, os resultados começam a aparecer em todos os setores. Com as vendas, não é diferente.
Um estudo realizado pela Kenexa Research Institute descobriu que empresas que contam com um quadro de funcionários altamente engajados com suas funções e com os colegas registraram um faturamento anual duas vezes maior do que o das companhias que não investiram em team building.
A mesma pesquisa mostrou que metade dos benefícios de comunicação registrados dentro da empresa são frutos de interações positivas fora do local de trabalho, o que mostra a necessidade de estimular um vínculo íntimo entre os colaboradores da empresa.
Além do aumento de produtividade e da possibilidade de vender mais, o investimento em team building também permite que a sua empresa possa reter os melhores talentos e evitar perdê-los para a concorrência.
A revista Forbes publicou uma extensa matéria que mostra que funcionários que estão bem integrados dentro da equipe têm menos vontade de sair e aceitar propostas dos concorrentes. Por isso, empresas gigantes como Uber e Facebook investem muito dinheiro em team building atualmente.
Ao manter os melhores talentos e engajá-los no trabalho, sua equipe de vendas se apresentará na melhor forma possível para rever crises e vender mais todos os dias.
Como estimular a formação de equipes na sua empresa?
É fato que a formação de equipes dentro de uma empresa é importante para ter um impacto positivo nas vendas e na otimização do trabalho interno da companhia.
No entanto, não dá para deixar que os times se formem naturalmente. Leva muito tempo para que isso aconteça e, em boa parte das ocasiões, os resultados não são os mais satisfatórios.
Por isso, a empresa deve tomar a liderança da situação e estimular a formação de equipes com estratégias focadas nisso. Quer saber como? Então confira algumas dicas breves a seguir.
Avalie a personalidade dos colaboradores
O projeto de formação de equipes depende muito das engrenagens e do sistema, ou seja: da personalidade dos colaboradores da sua empresa.
É necessário avaliar bem a personalidade dos membros do seu time para entender como estimular a formação de vínculos. Aqueles que forem mais extrovertidos, por exemplo, precisarão de menos estímulos, enquanto os mais tímidos precisarão de mais.
Contrate especialistas para a função
O processo de team building é muito preciso. Por causa disso é importante contar com o apoio de quem entenda do assunto e já tenha feito o mesmo trabalho centenas de vezes.
Por isso, contrate especialistas no assunto para que eles possam colocar suas metodologias em ação e obter o melhor resultado possível.
Use a gamificação para ter os melhores resultados
Uma técnica poderosa para a formação de equipes é a gamificação. Explicando de maneira simples, trata-se do uso de técnicas de design de jogos para auxiliar no team building.
Essa técnica traz resultados muito positivos, pois transforma a formação de equipes em uma atividade lúdica, estimulante e de fácil acompanhamento.
Seja assertivo em suas contratações
É importante lembrar que a formação de equipe não acaba depois do processo de team building. Você precisará contratar novos funcionários e integrá-los ao time.
Por esse motivo, faça um processo de recrutamento assertivo sempre que precisar de um novo colaborador. Avalie e contrate aquele que seja o mais talentoso e, ao mesmo tempo, que tenha maior compatibilidade com os membros do seu time.
E aí, aprendeu a importância do team building nas vendas? Não esqueça de curtir a nossa página no Facebook e seguir nosso Instagram para conhecer mais dicas de como melhorar o desempenho do seu time de vendas!