Se você está começando agora na área de vendas, precisa aprender como vender mais e melhor para não ficar para trás na competição com os seus colegas. Afinal, é fato que o setor é altamente competitivo.
No entanto, apesar de ser um setor competitivo, não há nada que impeça um iniciante de aprender como vender mais e bater as suas metas com tranquilidade, mesmo com pouco tempo de carreira.
Para isso, é importante começar a sua jornada como vendedor estabelecendo os alicerces corretos. Assim, você garante que vai construir uma carreira duradoura e com grandes conquistas.
Sentiu-se animado e quer saber como vender mais e melhor, mesmo no início de carreira? Então siga a leitura para acompanhar algumas dicas que podem ajudar você!
Saiba como se preparar para ser um bom vendedor
É verdade que existem certas técnicas de vendas que costumam dar mais resultados do que outras, assim como algumas estratégias dão mais frutos. Afinal, se não fosse assim, não seria possível aprender como ser um bom vendedor.
No entanto, as técnicas e estratégias de vendas são ferramentas. Seu benefício depende de quem as usa e, por isso, é importante que você saiba como se preparar para ser um bom vendedor.
Os principais vendedores do mercado, seja de qual for o segmento, compartilham alguns fatos em comum. Um deles é que são todos altamente motivados e preparados para o trabalho.
Outro é que todos possuem uma rotina de preparação para poder performar em alto nível diariamente. Por isso, é importante que você saiba como pode se preparar para vender mais, que tipo de rotina seguir durante o seu dia, como se motivar e estar apto para encarar o dia de trabalho da melhor maneira possível.
Estude conhecimentos complementares para saber como vender mais
Quando falamos de alguém que quer aprender como vender mais, normalmente o interesse é em aprender técnicas avançadas de neurovendas, ou neuromarketing, ou super segredos do mercado.
No entanto, muitos vendedores não precisam de nada disso para conseguir aumentar as suas vendas. Basta complementar as suas rotinas atuais com alguns elementos extras, que ajudarão a impulsionar as suas vendas.
O primeiro desses elementos é a sua apresentação. Não basta estar bem vestido e com um bom visual, é essencial que sua apresentação comunique confiança e segurança ao cliente, de modo a aumentar suas chances de fechar negócio.
Outro elemento importante é o ambiente de venda. É importante que ele seja espaçoso e bem iluminado para comunicar segurança ao cliente. Além disso, é importante ter alguns objetos decorativos que ajudem a fechar a venda. Por exemplo, um vendedor de carros pode ter sobre a mesa uma chave de carro, o Manual do Proprietário e outros elementos que despertem o desejo no cliente.
Entenda como funciona a tomada de decisão do seu cliente
Se você quer saber como vender mais, é essencial entender como funciona a tomada de decisão do seu cliente. Afinal, é ele quem decide se vai ou não comprar algo. Se você entender como esse processo de decisão funciona, conseguirá enviar os sinais corretos para aumentar as chances de fechar a venda.
É claro que o processo de tomada de decisão dos consumidores é um assunto complexo – base de dezenas de milhares de estudos no mundo todo. No entanto, é possível simplificar essa questão a três elementos:
- a economia de energia: o cérebro vai sempre tentar optar pelo caminho com o menor consumo de energia;
- a fuga da dor: um cérebro de consumidor sempre busca escapar do caminho que causa dor (no sentido de algo negativo);
- a busca pelo prazer: o cérebro sempre buscará aumentar o prazer sentido.
Por isso, toda estratégia de venda bem-sucedida deve balancear esses três elementos ao criar o caminho de maior economia de energia, com o mínimo de dor e o máximo de prazer possível.
Levante o que é importante para o seu cliente na negociação
Apesar de ser possível dizer que o cérebro da maioria das pessoas tem mais ou menos o mesmo funcionamento (os três elementos que citamos anteriormente), é claro que cada ser humano é único e tem um modelo de mundo único.
Por essa razão, cada venda é única. Dificilmente você terá a chance de negociar de novo com um cliente que não fechou com você no primeiro momento.
Assim, é essencial se preparar para ampliar as suas chances de sucesso ao moldar a sua estratégia e sua argumentação para as coisas que aquele cliente mais valoriza, ou seja: é de vital importância aprender quais são os valores-chave para aquele consumidor.
A melhor maneira de fazer isso é perguntando. No entanto, isso deve ser feito da maneira certa. Deverá questionar, por exemplo, o que é importante para o cliente em um carro, em um plano de saúde, em um apartamento, ou em qualquer outro bem que esteja vendendo.
O consumidor citará alguns elementos que são mais valorizados por ele (por exemplo, segurança, preço, comodidade) e é nesses pontos que você deve focar a sua argumentação.
Essas são algumas das dicas básicas para quem quer aprender como vender mais e melhor, mesmo sendo um iniciante na profissão. Com essas estratégias, você conseguirá montar um bom alicerce para desenvolver a sua carreira.
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