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Como potencializar o seu negócio com cross selling e up sell

O mercado de vendas cresce mais a cada dia, por isso é um mercado tão disputado para entrar. É necessário um diferencial, algo que destaque o seu produto ou serviço dos demais, e assim, potencializar seu negócio.

O mundo das vendas é muito abrangente e cheio de possibilidades. Por isso, cada produto se dá melhor com uma estratégia específica, e é a partir dessas estratégias que empresas vão se diferenciando, destacando e obtendo sucesso entre si.

Um mercado disputado, é sinal de que ali há grandes vendedores, grandes produtos e com isso, você consumidor, possui grandes possibilidades de compra.

O leque está cheio, são várias as possibilidades de potencializar o seu negócio, e nesse texto vou te apresentar duas: cross selling e up sell.

Primeiro precisamos falar sobre cada uma delas, para assim entendermos as diferenças e finalmente é de que forma essas 2 estratégias de vendas podem potencializar o seu negócio.

Potencializar o seu negócio com Cross Selling

Com certeza você já se deparou com essas estratégia de vendas e até ja comprou algum produto ou serviço baseada nela, mas por falta de conhecimento, não sabi disso.

Conhecida também como venda cruzada, o cross selling aumenta o valor médio dos pedidos do seu negócio juntamente com a vida útil dele.

Mas, como o cross selling faz isso?

É simples, através da técnica de venda cruzada, o cross selling irá fazer com que o cliente leve produtos que sejam complementares aqueles que ele realmente estava buscando.

Um exemplo de cross selling é quando você compra um celular e o vendedor te convence a comprar um seguro, afinal, e se algo de errado acontecer que coloque a vida do seu bem em risco?

Você terá o seguro para resolver esse problema.

Nessa situação, viu como o seguro é complementar à aquisição do celular?

No momento em que o vendedor faz a proposta, ele leva o consumidor a se questionar se aquela proposta é benéfica e se vale a pena ou não.

Com receio de algo acontecer com seu novo celular e ter prejuízo, o consumidor acaba de concluir uma compra onde a estratégia usada foi o cross selling.

Agora, e quando falamos de Upsell? O que é isso? Como funciona?

Potencializar o seu negócio com Up sell

A estratégia de upsell tem o mesmo objetivo que o cross selling que é adicionar produtos ou serviços complementares aquele que o cliente estava buscando antes de concluir a compra.

A grande diferença, é que com o upsell o cliente tem um gasto maior com o mesmo produto, 

ficou confuso?

Calma, vou te explicar…

Aposto que você já foi no Mcdonalds, e antes de concluir o pedido o caixa te perguntou:

“Quer acrescentar batata grande e refrigerante grande por mais 10,90?”

Viu só?

Você chegou com o objetivo de comprar aquele seu lanche de sempre com bebida e batata média. Porém, pensando em fazer seu cliente gastar mais com o mesmo produto, o McDonalds decide implementar a estratégia de upsell, oferecendo batata e refrigerante grande por apenas R $10,90.

Claro que as 2 estratégias, tanto o cross selling com o upsell devem ser usadas com sabedoria, não é simplesmente adicionar os produtos, oferecer ao cliente e ponto final.

Muito pelo contrário, existe muito estudo e planejamento antes de decidir por essa estratégia. Afinal, um passo em falso e ao invés de aumentar a sua receita, você termina afogado pelo prejuízo.

Pensando nisso, o que deve ser feito antes de decidir pela estratégia de vendas cross selling pu upsell?

3 dicas para escolher um cross selling ou upsell

1. O produto e o item são complementares?

Quando falamos sobre venda complementar, é necessário que ambos os produtos tenham um casamento perfeito, imagina só que estranho seria se você comprasse 2 produtos e 1 deles não tivesse identidade nenhuma com o outro?

Aposto que você se sentiria enganado e nunca mais retornaria aquela loja, não é mesmo?

Por isso, para que erros assim não aconteçam, você vendedor, precisa antes estudar o produto que você quer que seja o complemento do item a ser comprado pelo seu cliente.

Para fazer isso dar certo, o produto a ser oferecido precisa ser uma versão melhor do que aquele que o cliente está levando, ou, até mesmo um produto que acompanhe a compra.

2. Esse produto realmente vai me beneficiar?

O que faria com que você levasse um produto que realmente não fosse lhe trazer benefício algum? Nada, certo?

Não importa o quão excelente o vendedor seja, se o produto não lhe trouxe benefício, você não irá adquiri-lo apenas para tê-lo em casa.

E, não é porque um produto complementa o outro que automaticamente isso beneficia o cliente.

Imagina que o cliente te procura para comprar uma câmera fotográfica e você aproveita a oportunidade para tentar “empurrar” uma lente.

Claro que qualquer fotógrafo acredita se beneficiar dentro desse tipo de negócio. Porém, e se a lente que você oferece como complemento, não é a lente que o cliente precisa ou até mesmo aquela que ele gosta de trabalhar?

Viu como não é tão simples quanto parecia?

Igual você leu anteriormente, aprender sobre os produtos e seus complementos é imprescindível para quem quer implementar essas estratégias de vendas em seu negócio.

3. Seu cliente está disposto a investir mais?

Não adianta querer enfiar uma situação goela abaixo do seu cliente, compra forçada não é bom para nenhuma das partes.

Por isso, antes de apresentar a proposta:

  • Converse com seu cliente;
  • Ouça atentamente tudo o que ele tem a dizer;
  • Pergunte qual a sua dor e as soluções que procura;

Depois de descobrir essas informações, aí sim você está preparado para saber se seu cliente está disposto ou não a investir mais naquele produto e consequentemente realizar uma compra complementar.

Então, como você viu nos tópicos anteriores, se pergunte:

  • O produto que estou oferecendo complementa o item que meu cliente está comprando?
  • Este produto realmente irá beneficiar a vida do meu cliente?
  • Meu cliente está disposto a fazer um investimento maior?

Pronto, se a resposta para essas 3 perguntas forem “sim”, então não perca mais tempo e sugira a atualização ou até mesmo adição de produtos.

Pregão de guerra é a solução para potencializar o seu negócio

Agora que você descobriu as 2 estratégias de vendas para você potencializar o seu negócio, chegou o momento de virar a chave e correr por outros caminhos.

Se você não conhece o pregão de guerra, preciso te perguntar por onde você estava andando esse tempo todo?

Então, vou te apresentar! 

O pregão de guerra nada mais é do que um evento que vai te fazer alcançar um sonho que até então você pensava ser impossível:

VOCÊ VAI VENDER 1 MÊS EM 1 DIA!

Todo vendedor com certeza já sonhou com isso, e o pregão de guerra criou vida para realizar o SEU SONHO!

Eu poderia listar inúmeros motivos para que você entre em contato conosco AGORA, mas, vou deixar que tire suas próprias conclusões.

Então, vou deixar aqui o nosso site onde você pode ver com seus próprios olhos os depoimentos de alguns clientes nossos que revolucionaram a forma de vender.

Depois disso, vou esperar entrar em contato conosco para nos conhecermos melhor e realizarmos sonhos.

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