Em 2019, o número de carros vendidos no ano representou um crescimento de 8,65% em relação a 2018. Isso mostra que estamos entrando em um bom momento para reverter a crise que atingiu o setor nos últimos anos.
No entanto, vale lembrar que o número de automóveis vendidos ainda não está no patamar que costumava manter o mercado antes da crise. Por isso, ainda há espaço para crescimento, especialmente para concessionárias dedicadas a saírem de situações complicadas.
Se a sua concessionária está vivendo um período mais difícil de vendas, é hora de arregaçar as mangas e aproveitar o aumento de demanda para reverter a crise e lucrar mais.
Quer saber como fazer isso? Então, confira algumas estratégias abaixo.
Estabeleça uma presença digital para reverter a crise
Antigamente, para vender carros em sua concessionária, bastava estar de portas abertas. Os interessados apareciam, viam as opções disponíveis e então compravam (ou não) algum veículo.
No entanto, hoje em dia não se pode mais assumir posição tão passiva. É preciso ir até onde os consumidores estão. E esse lugar é a Internet.
Atualmente, são centenas de milhões de brasileiros com presença na Internet, o que abre uma porta de comunicação direta entre a sua concessionária e esse público.
Para vender mais em momentos de crise, uma boa estratégia é estabelecer presença digital completa, ou seja:
- crie um site;
- faça um showroom digital;
- tenha perfis nas redes sociais;
- esteja em marketplaces que vendem carros, como Mercado Livre ou OLX.
Contudo, não basta estar nesses lugares e manter a posição passiva de aguardar contato dos consumidores. É essencial ser ativo para capturar a atenção do público online, para isso, siga essas dicas:
- invista em SEO para que seu site tenha destaque no Google;
- promova seu showroom digital em todas as plataformas;
- faça vídeos e interaja com os seguidores nas redes sociais;
- faça posts segmentados para o tipo de público que deseja alcançar;
- entenda as melhores regras e práticas para promover seus carros nos marketplaces.
Com cuidado e dedicação, sua presença online será uma importante das maiores fonte de renda para a sua concessionária.
Capacite o seu time para não desperdiçar nenhuma oportunidade
É exatamente nos tempos de crise, que não podemos nos dar ao luxo de desperdiçar nenhuma oportunidade de negócio possível.
Isso significa que é necessário converter cada pessoa que entrar na sua concessionária para aproveitar ao máximo a baixa demanda que existe.
Na prática, converter mais em baixa demanda pode ser tão ou mais lucrativo do que converter menos em alta demanda. É uma questão de matemática simples: converter 10% de 100 negócios de R$50.000,00 é igual a faturar R$500.000,00. Já converter 1% de 900 negócios de R$50.000,00 é igual a faturar R$450.000,00.
Uma das maneiras mais eficazes para aumentar a taxa de conversão do seu time é investindo em treinamentos e novas metodologias que os ajudem a converter mais clientes.
Isso vale tanto para a sua equipe de prospecção de clientes, que terá papel ativo para buscar interessados na praça, quanto para o seu time de vendedores internos, que terá a responsabilidade de converter esses contatos.
Por isso, busque por metodologias e treinamentos que tenham eficácia comprovada e importante experiência no mercado para alcançar os melhores resultados possíveis.
Realize um Pregão de Guerra na sua concessionária
Se você busca por maneiras de reverter a crise, engajar sua equipe e aumentar as suas vendas, então precisa conhecer a metodologia do Pregão de Guerra.
O sistema criado pelo Grupo Alexandre Jacques foi responsável por desenvolver equipes de alto desempenho e vender 7.841 carros em 64 eventos realizados pelo país.
Cada evento do Pregão de Guerra consiste em um dia especial na concessionária, em que a equipe de vendas consegue bater a meta de vender o equivalente a 1 mês de vendas em apenas 1 dia de ação.
Basta fazer as contas para ver a eficácia do sistema: se 7.841 carros foram vendidos em 64 eventos, dá uma média de pouco mais de 122 carros por evento.
Para atingir esses resultados incríveis e gerar um legado em cada cliente, a equipe da concessionária passa por uma preparação de 15 dias com os consultores e treinadores do Pregão de Guerra.
Nessa quinzena de treinamento, eles aprenderão conceitos de Neuromarketing e Neurovendas e também passarão por um processo de construção de equipe usando técnicas avançadas de gamificação.
Na prática, os vendedores passam por um processo que dá a eles técnicas de vendas de última geração, além de oferecer a motivação e o estado mental de alta performance para gerar as vendas impressionantes que vemos nos números.
De fato, conseguir vender o equivalente a 1 mês em apenas 1 dia é uma ótima maneira de reverter a crise na sua concessionária, não é mesmo? Imagine isso se perpetuando em sua empresa!
Se você ficou interessado em conhecer mais sobre a metodologia do Pregão de Guerra, entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar a sua concessionária a vender mais!