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5 dicas para fazer com que um lançamento de produto seja bem-sucedido

Você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Por isso é essencial se preparar para fazer um lançamento de produto bem-sucedido.

Sem o devido planejamento e uma boa execução, seu produto pode causar uma impressão negativa no mercado, não apenas vendendo pouco no dia de estréia como também ter dificuldades para se recuperar depois.

De acordo com a Harvard Business Review, a principal razão para o fracasso de um produto no mercado está na falta de preparo para o seu lançamento. De acordo com os especialistas, há muito empenho em criar um bom produto, mas pouco em prepará-lo para o mercado.

Se você está planejando o lançamento de um novo produto na sua empresa, como a chegada da nova geração de um carro na sua concessionária, por exemplo, é hora de aprender como se preparar para a ocasião.

Por esse motivo, confira a seguir as 5 principais dicas para fazer com que um lançamento de produto seja bem-sucedido.

Faça uma pesquisa de mercado antes de lançar o produto

Se você tem esperanças de que esse novo produto ajude a sua empresa a vender mais, uma boa ideia é preparar o lançamento com base em dados sólidos sobre o seu mercado.

Por isso, o primeiro passo para preparar um lançamento de produto bem-sucedido é realizar uma pesquisa de campo no seu nicho.

O ideal é descobrir o seguinte:

  • As pessoas têm interesse pelo produto?;
  • Há capacidade do mercado para absorver esse produto?;
  • Qual o melhor momento para lançar o produto?

Para obter essas informações, o ideal é contratar uma empresa de pesquisa de mercado que possa coletar os dados e apresentá-los a você.

Caso isso não seja possível, faça a pesquisa você mesmo. Não planeje o lançamento de um produto sem dados concretos em mãos, pois essa é a receita para o fracasso.

Por exemplo, suponha que você controle uma concessionária que lançará a nova geração do Ford Ka. Confira o que é importante saber a seguir:

  • a) as pessoas da sua cidade se interessam pelo veículo ou pelos seus recursos;
  • b) a frota média local é velha o suficiente para que haja gente interessada em trocar de carro;
  • c) a renda média da população comporta o preço do automóvel;
  • d) não há nenhum outro lançamento próximo, ou o lançamento está marcado perto da data de pagamento do 13º, FGTS ou alguma fonte de renda extra.

Realize uma prospecção de clientes em potencial

Se você está preparando um lançamento de produto bem-sucedido, precisa coletar nomes e contatos de clientes em potencial com antecipação.

Isso é necessário, tendo em vista que um bom lançamento precisa de um fluxo de pessoas que venham até sua loja para conferir o produto e considerar comprá-lo. 

Portanto, o ideal é iniciar com alguns meses de antecipação uma coleta de dados de todos os consumidores que interagiram com sua loja, especialmente aqueles que deixaram de  fechar negócio.

Voltemos ao exemplo da concessionária. Treine sua equipe de vendas para coletar nome, e-mail e telefone de todos os leads que não fecharam negócio nos meses que antecedem o lançamento do novo carro (uma vez que são pessoas com interesse em um novo automóvel).

Ao mesmo tempo, levante os dados de clientes que compraram com você há 3, 4, 5 anos e já está chegando o momento de trocar de carro, especialmente aqueles que adquiriram uma versão antiga do modelo que você lançará.

Essas pessoas são a base de um lançamento de produto bem-sucedido. O ideal é que sua empresa contacte-as antes do dia do lançamento para convidá-las a conferirem a nova mercadoria.

Faça um planejamento de marketing para o lançamento

Um lançamento de produto bem-sucedido depende muito da sua estratégia de marketing. A questão mais importante não é ter um orçamento polpudo (basta lembrar o lançamento da Coca-Cola C2 nos EUA, que tinha um orçamento de marketing de $50 milhões de dólares, mas fracassou mesmo assim).

O mais importante é saber como usar o seu orçamento adequadamente, utilizando as ferramentas certas para criar interesse no público.

Com a Internet, existem muitos recursos que podem ajudar no lançamento do seu produto, como engajar o público pelas redes sociais postando teasers, investir em links patrocinados e posts segmentados.

Outra ferramenta muito útil é a presença de influenciadores digitais ligados ao seu segmento de mercado e região. A presença deles no lançamento pode ajudar a trazer mais público.

Realize um Pregão de Guerra para um lançamento de produto bem-sucedido

Uma excelente ferramenta ao seu dispor para lançar o seu novo produto com sucesso é o Pregão de Guerra.

Trata-se de um evento realizado na sua empresa com o objetivo de vender o equivalente a 1 mês de vendas em apenas 1 dia.

Atualmente, a taxa de sucesso do Pregão de Guerra é de 110% da meta, o que significa que vendemos MAIS do que o equivalente a 1 mês em apenas 1 dia. Isso seria um ótimo impulso para o lançamento do seu produto, não é mesmo?

O segredo do evento é o seu período de preparo de 15 dias, em que os colaboradores da empresa passam por um intenso processo de team building e aprendem técnicas de vendas de última geração, baseadas em Neuromarketing e Neurovendas.

Todo o treinamento culmina em um único evento, em que os resultados atingidos são incríveis.

Usando o Pregão de Guerra com as outras dicas citadas neste artigo, você conseguirá fazer com que um lançamento de produto seja bem-sucedido, garantindo uma maior inserção no mercado e sucesso financeiro para a sua empresa.

Ficou interessado em realizar o evento na sua empresa? Então entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

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