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Treinamento para vendedores: vale a pena participar de um?

 

Seja você um profissional de vendas, seja o gerente de uma equipe comercial, provavelmente já considerou a possibilidade de participar de um treinamento para vendedores. Afinal, existe um bom número de cursos e palestras sobre o assunto no mercado. 

No entanto, será que vale mesmo a pena participar de um treinamento para vendedores? Se você for um vendedor experiente, faixa-preta, capaz de bater metas sem grandes dificuldades, o que será que um curso pode ensinar que você já não saiba?

Na verdade, muita coisa. Pois é, mesmo os mais experientes e capazes dos vendedores ainda podem aprender muito, caso se dediquem a estudar.

Isso porque o mundo das vendas é altamente complexo e em constante evolução. As técnicas de neurovendas comprovam como há sempre algo novo a aprender.

Mas como encontrar um bom treinamento para vendedores que valha a pena participar? É o que veremos no artigo abaixo. Por isso, continue lendo!

Por que participar de um treinamento para vendedores?

Para muita gente, o ato de vender ainda é algo considerado como instintivo, ou seja: um processo sem formulação lógica, que só é realizado através de uma ação subconsciente.

Portanto, para essas pessoas, não adianta aprender uma metodologia de vendas pois uma venda é fechada no “olho no olho” e não há sistema que ajude nisso.

Para outras pessoas, a crença é no contrário: uma venda é um roteiro e, quanto mais controlado for o processo, melhores os resultados obtidos.

Para quem pensa assim, um bom vendedor deve saber decorar um roteiro de vendas e não escapar dele durante a execução.

No entanto, o fato é que ambas as visões têm seus pontos positivos, mas não conseguem dar conta de descrever 100% de um processo de vendas.

De fato existe uma parte do processo que é intuitivo. O vendedor deve ler o contexto e compreender algumas informações com base nisso. Por outro lado, é verdade que uma estruturação básica pode ajudar a vender mais.

Dito isso, um treinamento para vendedores serve para eliminar mitos desse tipo e entregar para o profissional um conjunto de ferramentas mais amplo. Nem sempre a intuição dará conta de fechar uma venda e nem sempre o roteiro será o suficiente.

O ideal, portanto, é que o profissional tenha a versatilidade para se adaptar a qualquer situação e tenha em seu cinto de utilidades as ferramentas necessárias para vencer objeções e ativar o desejo de compra no consumidor.

Isso só se aprende com muitos treinamentos para vendedores, dos mais variados tipos e com as mais distintas metodologias, além de muita aplicação prática até dominar o que foi aprendido.

É por isso que sim, mesmo que você seja um vendedor com anos de experiência no currículo, ainda assim vale a pena aprender coisas novas e treinar o seu processo de vendas.

Como escolher um bom curso, palestra ou treinamento?

O fato de valer a pena participar de um treinamento de vendas não faz com que todos os cursos no mercado sejam válidos. Pode ser que você já conheça o conteúdo de um deles, pode ser que as aulas simplesmente não sejam boas.

Portanto, é importante aprender como escolher um bom conteúdo para entender e aprimorar o seu processo de vendas. 

Abaixo, listamos algumas perguntas que ajudarão como identificar um bom curso ou treinamento para vendas. Confira quais são:

  • Este curso/livro/palestra/treinamento pode me ajudar a atingir meu objetivo?
  • Eu terei como aplicar esse conhecimento na prática?
  • A opinião dos alunos que fizeram o curso é positiva?
  • O professor ou professores têm notório conhecimento?
  • O treinamento está dentro do meu orçamento?

Se as respostas para esses questionamentos forem positivas, então é sinal de que você encontrou um bom curso ou treinamento para a sua carreira ou para os colaboradores do seu time comercial.

Como avaliar se o treinamento trouxe resultados?

Se você quer avançar a sua carreira ou tornar o seu time de vendas mais competitivo, é importante investir em treinamentos e cursos. No entanto, também é essencial acompanhar os resultados obtidos para saber se essas formações foram eficazes ou não.

Você pode medir o sucesso do seu treinamento para vendedores ao acompanhar o efeito dele nos seus indicadores de desempenho. Por exemplo, suponha que você fez um curso focado em fechar mais negócios. Analise qual foi o efeito dessa formação na sua taxa de fechamentos. Ela aumentou, diminuiu ou continuou igual? Aproveite e compare os resultados com a taxa de fechamentos de outras pessoas na sua equipe, que não fizeram o curso ou não aplicaram o conteúdo. Isso permitirá que você possa ter maior rigor científico na sua verificação.

Suponha que você se matricule no curso Vendedor Pregão de Guerra, focado em vendedores de carros. Lá, é ensinada a metodologia do Pregão de Guerra, responsável por ajudar nossos clientes a venderem o equivalente a um mês inteiro de vendas em apenas um dia.

Depois de fazer o curso, absorver o conteúdo e colocá-lo em prática, veja qual foi o impacto obtido em seus resultados. Provavelmente você notará um aumento na sua taxa de conversão, já que o curso foi montado para ajudar os alunos a fecharem mais negócios (nossa taxa de conversão nos eventos Pregão de Guerra é de 25%, por exemplo).

Se você aprendeu a importância de treinamentos para vendedores neste conteúdo, por que parar aqui? Existe muito mais para aprender e colocar em prática de modo a tornar o seu trabalho cada vez mais eficaz e com melhores resultados.

Pensando nisso, nós criamos o grupo Pregão de Guerra no Telegram, para compartilhar conteúdos exclusivos que ajudarão a sua empresa a bater metas de vendas regularmente. Quer acessar o grupo e aproveitar esse material? Então clique aqui!

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