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4 sinais que você precisa de uma estratégia de vendas

É muito natural que depois de um tempo, você acredite que suas vendas se consolidaram, mas a verdade é bem diferente disso, você está precisando de uma estratégia de vendas.

A realidade é que a sua loja de carros ou qualquer outro negócio pode sempre subir mais um degrau.

O mercado está em constante evolução, logo, sempre há maneiras de inovar a sua forma de trabalhar e ser referência para captar mais clientes.

Então, não caia na ilusão de que porque a sua loja é consolidada que você não precisa ou não pode elevar seu patamar. Não existe limite quando o assunto é ser referência!

Por isso, agora você vai aprender 4 sinais de que você precisa de uma estratégia de vendas, e espero que depois disso você corra para transformar a maneira como você faz suas vendas.

Quer um spoiler do que vai ver aqui? confere!

O que é estratégia de vendas?

Independente do segmento de mercado que você siga é imprescindível que você tenha uma estratégia de vendas para que consiga acompanhar a corrida em busca da referência que você quer ser e não quer perder para seu concorrente!

O mercado de carros é um segmento poderoso como já conhecemos, porém, os últimos anos não têm sido fáceis para ninguém, não é mesmo? A pandemia da Covid-19 nos pegou de surpresa e o mercado viu o impacto de perto.

De acordo com a FENEBRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) em 2019 – período que antecedeu a pandemia – foi registrado uma média de 311.528 vendas de automóveis entre janeiro e junho, nesse mesmo período em 2020 as vendas foram de 204.277.

No período em que a pandemia esteve em seu auge, conseguimos ver através desses dados que as vendas caíram, e a pergunta que não quer calar é: Como se recuperar dessa queda?

Antes de mais nada, o que é uma estratégia de vendas?

Tem tudo a ver com a lucratividade que você almeja alcançar no seu negócio. Mas, antes de falarmos sobre o que uma estratégia de vendas pode te proporcionar, vamos partir do princípio.

Estratégia de vendas são um conjunto de táticas que você estuda, desenvolve e coloca em ação para que a sua loja de carros turbine.

Imagine um carro que você gosta, agora pense o que aconteceria se a fabricante não buscasse por inovações? 

Pensa comigo, os carros de 30 anos atrás conseguiriam sobreviver no nosso cenário atual com todas as tecnologias e evolução?

Provavelmente não, e é por isso que um mesmo carro ganha uma nova versão a cada ano, para que anualmente ele consiga entregar aquilo que as condições pedem e assim ter um “feliz para sempre”.

A forma que uma loja vendia a 10 anos atrás e alcançava sucesso, não é a mesma forma que uma loja vende hoje!

E isso se dá porque  ou você muda junto e acompanha, ou você fica para trás vendo seus concorrente ganharem a corrida por você

É importante que você entenda que para a sua estratégia de vendas dar certo, é necessário que você faça a sua parte também. 

O quão disposto você está para se esforçar para fechar mais negócios e incentivar seus clientes a sempre comprarem mais?

Qual a importância de ter uma estratégia de vendas para a sua loja de carros?

Quando falamos sobre vendas, elaborar e desenvolver estratégias é o combustível que fará seu negócio ir mais adiante.

Existe uma enorme variedade de estratégia de vendas, e cabe a você juntamente com sua equipe definir qual será a estratégia de vocês.

Você como líder, e seu liderados como vendedores, unindo ambas as visões são capazes de desenvolver uma estratégia de vendas muito mais eficaz.

4 sinais que indicam que sua loja de carros precisa de uma estratégia de vendas

Se você chegou até aqui é porque você reconhece que sua loja de carros tem combustível para um crescimento exponencial e vai deixar seus concorrentes comendo poeira, então, preste atenção nos sinais abaixo, e se você se identificar com algum, tenho uma surpresa depois.

1. Você conhece a sua persona?

Da mesma forma que é necessário conhecer seu carro para que qualquer eventual problema você consiga resolver, é preciso que a sua loja de carros conheça o perfil de cliente que tem recebido.

Todo cliente possui suas demandas, aquilo que ele quer e procura, e essas demandas se transformam em oportunidade para você vendedor.

E a criação de uma persona é o primeiro passo. Criando uma persona você vai conseguir visualizar o tipo de cliente ou público e criar identificação com ele.

Então, vou te dar 5 dicas de como criar a persona da sua loja de carros:

  • Identifique seu público: homens, mulheres, faixa etária e suas preferências;
  • Não caia na armadilha dos rótulos;
  • Crie identificação com o público;
  • Identifique onde o seu público reside, qual área de atuação, qual o seu estilo de entretenimento;
  • Do que seu público tem medo? O que ele precisa?

Conhecer o cliente PRECISA ser o ponto chave de toda a sua estratégia, afinal, todas as outras etapas vão depender disso.

2. Cliente não retorna

Você já reparou se seus clientes costumam retornar à sua loja de carros? Se não, tome cuidado, é possível que você não esteja oferecendo uma boa experiência de venda ao seu cliente.

A experiência de venda acontece desde o primeiro contato com a sua loja e se estende até o período de pós-venda.

Logo, se o cliente não retornar, isso quer dizer que a experiência de venda falhou em algum momento e você precisa descobrir onde.

Você precisa investigar em que momento a falha aconteceu. Se a falha aconteceu no atendimento ao cliente, você precisa se mexer e ver o que pode mudar.
  • Converse com sua equipe que presta atendimento ao cliente, entenda as fragilidades e dê meios para que a performance deles seja melhor.
  • Você também pode pedir a opinião e ouvir as reclamações e até sugestões de outros clientes, afinal, são eles que experimentam o processo de venda, logo, eles são o ponto chave para você descobrir onde e o que aprimorar

Por outro lado, se o seu atendimento ao cliente é de qualidade, então pode ser que a falha na experiência do seu cliente tenha acontecido no pós-venda. 

O pós-venda é o momento em que você pode criar uma espécie de fidelização com o cliente, acolhê-lo e fazer com que ele se torne um membro da sua loja.

Então, chega de só enviar brindes ou e-mails, é importante que você encontre maneiras de consolidar o relacionamento entre sua loja de carros e seu cliente.

Nesse caso, aqui vai algumas sugestões para você fazer com que o seu cliente retorne:

  • Atualize o cliente sobre o status da compra dele;
  • Faça o envio de brindes para aqueles clientes que realizarem a compra no mês que possuem datas comemorativas, como? Dia dos pais, dia das mães, aniversário.
  • Ofereça ofertas exclusivas;
  • Crie programas de fidelização;
  • Peça um feedback do consumidor;
  • Compartilhe conteúdos de acordo com a sua persona;
  • Surpreenda o cliente com a entrega do produto, colocar a sua identidade visual nesta etapa é um ótimo diferencial;
  • E acima de tudo tenha como cultura da sua equipe oferecer um atendimento humanizado;

3. Performance de vendas

Em média, qual a quantidade de clientes atendidos e valores gastos em sua loja de carros dentro de um trimestre?

Essa é uma boa forma de você descobrir qual o ticket médio da sua loja e a partir disso ver se é necessário inovar para aumentar esse indicador ou não.

Quando seu ticket médio está estagnado ou no pior dos cenários acaba sendo reduzido, é nesse momento que uma força tarefa precisa ser desenvolvida, e uma boa maneira de fazer isso é fazendo a venda de produtos e serviços que sejam complementares.

  • Você pode e deve pesquisar produtos ou serviços que a sua loja de carro oferece, que faça sentido serem oferecidos em conjunto, como uma oferta de complemento.

Essa técnica além de aumentar o ticket médio da sua loja também é um fator diferencial de fidelização. 

4. Equipe sem resultados regulares

Uma equipe que não possui resultados regulares é algo preocupante. Em um mês bate a meta, no outro não chega nem perto, no próximo fica no quase…

O que está sendo feito e o que está deixando de ser efeito para impactar diretamente em uma regularidade de resultados?

Nesses casos é muito importante conversar com a sua equipe de vendas, ouvir o que eles têm para falar e proporcionar assim desenvolver uma estrutura sólida para que qualquer brecha dentro desse processo venha ser tapada.

  • Identifique em qual perfil de consumidor você deve gastar energia;
  • Reveja a estrutura do seu processo de vendas;
  • Invista em treinamentos para a sua equipe;
  • Reavalie a meta e faça ajustes caso for necessário;
  • Alinha o setor de vendas com o de marketing para que ambos falem a mesma língua;
  • Faça da tecnologia a sua aliada;

Pregão de guerra é a estratégia de vendas para você

Agora que você identificou os 4 sinais de que você precisa de uma estratégia de vendas, chegou a hora de cumprir o que prometi no começo, tenho uma surpresa para você e vou revelar agora!

Se você não conhece o pregão de guerra, preciso te perguntar por onde você estava andando esse tempo todo?

Então, vou te apresentar! 

O pregão de guerra nada mais é do que um evento que vai te fazer alcançar um sonho que até então você pensava ser impossível: VOCÊ VAI VENDER 1 MÊS EM 1 DIA!

Todo vendedor com certeza já sonhou com isso, e o pregão de guerra criou vida para realizar o SEU SONHO!

Eu poderia listar inúmeros motivos para que você entre em contato conosco AGORA, mas, vou deixar que tire suas próprias conclusões.

Então, vou deixar aqui o nosso site onde você pode ver com seus próprios olhos os depoimentos de alguns clientes nossos que revolucionaram a forma de vender.

Depois disso, vou esperar entrar em contato conosco para nos conhecermos melhor e realizarmos sonhos.

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