Que o mercado vive em constante evolução isso você já sabe. Entretanto, será que você conhece os tipos de modelos de negócios? Pois bem, nesse texto você vai aprender o que é B2B e B2C e a diferença entre eles.
Aqui você vai ler sobre:
- O que é B2B?
- O que é B2C?
- Quais as diferenças entre B2B e B2C?
- Qual o melhor modelo de negócio?
- Pregão de Guerra é B2B
Está pronto? Então acompanhe a leitura e descubra qual o melhor modelo de negócio para você.
O que é B2B?
B2B é uma abreviatura de “Business to Business”, termo em inglês que relaciona empresas que vendem para outras empresas.
Nesse tipo de modelo de negócio, os clientes são todos pessoas jurídicas, isso quer dizer que o produto ou serviço a ser comercializado será oferecido apenas para outras empresas, entende?
Esse modelo de negócio é referência quando o assunto é comercializar produtos ou serviços que serão revendidos ou até mesmo transformados pela empresa que os comprou.
Na prática, um bom exemplo de negócio B2B é a fabricação de automóveis. Você sabia que os pneus, mangueiras, baterias e acessórios eletrônicos dos automóveis são fabricados por empresas distintas e vendidas para a fabricante do automóvel como a Ford, Volkswagen, Toyota e Hyundai.
Indústrias e distribuidores que vendem seus produtos para revenda, indústrias que vendem seus produtos para outras indústrias e indústrias que vendem para o consumidor final, através de um distribuidor ou atacadão.
E porque será que o modelo de negócio B2B é vantajoso? Vamos descobrir?
As vantagens do negócio B2B são inúmeras, como:
- Vendas em grande volume e com frequência mais previsível
- Relacionamento com o cliente de médio a longo prazo
- Ciclo de venda bem determinado
- Ticket médio maior do que no B2C.
Entretanto como todo modelo de negócio, o B2B possui também suas desvantagens, veja só:
- Processo de venda mais complexo
- Precificação mais ajustada
- Clientela exigente
- Mercado mais específico.
Por conta do processo de compra B2B ser mais complexo, é natural que depois de capturado, o leads estabeleça uma fidelidade e futuras compras de grande volume.
O que é B2C?
B2C é uma abreviatura de “Business to Consumer”, termo em inglês que relaciona o modelo de negócio entre empresas e consumidores finais. Esse modelo de negócio abrange todo o mercado de varejo e por isso é muito comum aqui no Brasil.
Você com certeza todos os dias passa por estabelecimento que possuem o modelo de negócio B2C. Restaurantes, Supermercados, Farmácias, Lojas de departamentos, todas essas são grandes exemplos de modelo de negócio B2C.
E porque será que o modelo de negócio B2B é vantajoso? Vamos descobrir?
As vantagens do negócio B2C são inúmeras, como:
- Processo de venda mais simplificado
- Motivação emocional para a compra
- Grande frequência de aquisição
- Amplo mercado.
Entretanto como todo modelo de negócio, o B2C possui também suas desvantagens, veja só:
- Ticket de venda menor
- Relacionamento de curto ou curtíssimo prazo
- Maior imprevisibilidade para as vendas
- Grande esforço de negociação.
Quais as estratégias de marketing B2B?
As estratégias de marketing B2B devem considerar que o processo até a decisão de compra é grande, por isso, algumas práticas tendem a ser mais interessantes e eficazes do que outras.
Veja abaixo algumas dessas práticas:
- Vídeos (lives, aulas e webinars)
- Textos (artigos, blog posts e e-books)
- E-mail marketing
- Eventos corporativos
- Redes sociais.
Quais as estratégias de marketing B2C?
As estratégias de marketing B2C devem considerar que o relacionamento entre empresa e consumidor é amplo e movido a decisões emocionais.
Dessa forma, mesmo havendo algum problema no meio da jornada, é natural que o vendedor consiga convencer o cliente a adquirir o produto ou serviço.
Veja abaixo algumas dessas práticas:
- Marketing de conteúdo
- Marketing de influência
- Redes sociais
- Anúncios patrocinados
- Inbound e outbound marketing.
Quais as diferenças entre B2B e B2C?
Ambos os modelos de negócio possuem suas vantagens e desvantagens, pensando nisso, é importante que essas diferenças estejam claras, assim, no momento de decidir qual modelo de negócio escolher você saberá os prós e contras.
O processo de pagamento também muda muito do mercado B2B para o B2C.
Enquanto o varejo trabalha com cartões de crédito e débito, boletos e meios de pagamento eletrônicos, as empresas B2B utilizam boletos faturados ou à vista.
Geralmente, os compradores organizacionais recebem o pedido e depois realizam o pagamento em 15, 30 ou 45 dias.
Por essa razão, o vendedor B2B também precisa conduzir uma análise de crédito detalhada sobre seu cliente, para garantir que a empresa tenha condições de pagar em dia.
Qual o melhor modelo de negócio?
Essa pergunta não tem resposta certa ou errada. O que vale mesmo é estudar o mercado que você quer entrar ou o mercado que já está e aprimorar o que você vê que precisa ser desenvolvido para assim trazer melhores resultados.
Pregão de Guerra é B2B
Agora que você descobriu o que é B2B e B2C e qual a diferença entre eles, chegou o momento de virar a chave e correr por outros caminhos.
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