Você sabe reconhecer se exerce poder ou autoridade sobre a sua equipe? Esse é um questionamento muito importante que precisa ser feito durante o dia a dia do gestor.
Pois, apesar dos termos serem confundidos em muitas ocasiões, “poder” e “autoridade” têm significados distintos, principalmente quando aplicados ao contexto corporativo.
Entender como a equipe enxerga a sua liderança pode ser decisivo para a tomada de decisões e execução das metas a serem alcançadas pelo grupo. Conheça os dois tipos de gestão e analise a qual grupo você faz parte atualmente.
Liderança e poder
A liderança desenvolvida com base no poder pode ser questionada pelos seus métodos “pouco ortodoxos”. Isto é, o gestor usa da sua posição hierárquica para garantir que nada saia de ordem, com base na imposição de regras e ameaças.
Ex: Caso a equipe não atinja a meta hoje, alguém será demitido.
Atitudes como a descrita no exemplo acima desestimulam a equipe, que não atingirá o rendimento máximo em prol da obtenção de resultados satisfatórios, mas sim, como reação à imposição do líder.
A médio e longo prazo, o gestor está fadado ao fracasso, tendo em vista que a equipe entrará em processo de desgaste psicológico e a empresa possivelmente precisará lidar com o processo de Turnover.
Liderança e autoridade
Já a liderança desempenhada com base na autoridade exercida pelo gestor, costuma ser mais promissora e positiva. Afinal, ela usa a influência da figura líder para atingir os resultados esperados.
Ex: Que tal usar esse caminho para atingirmos a meta hoje?
A liderança positiva aposta no colaborador como uma peça atuante no processo de tomada de decisões, respeita os limites individuais da equipe e ouve feedbacks, apresentando abertura para essas questões.
Como migrar de liderança
É importante mencionar que a liderança exercida com base no poder, em muitos casos, pode aparecer como inconsciente, uma espécie de reprodução da experiência dos gestores enquanto subordinados no passado. Ou seja, esse processo é tido como correto, aceitável e reproduzido.
Para migrar de comportamentos, é indispensável dar o primeiro passo, conceder a importância necessária a cada membro da equipe, além de buscar formações especializadas no desenvolvimento de carreiras no âmbito comercial.
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