Como construir uma equipe de sucesso?

Como construir uma equipe de sucesso?

28/06/2022 Uncategorized 0
equipe de sucesso

A produtividade e as estratégias de potencialização de produtividade é o que fará com que a sua equipe se torne uma equipe de sucesso. Entretanto, como que o líder deve fazer para que a produtividade alcance todos os seus liderados? 

O que fazer para que cada liderado realize a sua alta performance individual, assim, resultando em uma alta performance coletiva ?

Existem muitas formas de trabalhar em busca do crescimento da sua equipe, e um método muito eficaz é usar a competitividade a seu favor.

Porém, da mesma forma que a competitividade pode ser sua aliada, se não trabalhada de forma saudável, pode resultar em um competição tóxica e resultados ruins tanto para os colaboradores quanto para a empresa. 

Lembre-se: a competitividade é para estimular seus colaboradores a potencializarem sua produtividade. Assim, formando uma equipe de sucesso, se ao invés disso, a competitividade criar um ambiente hostil, você terá grandes consequências.

Produtividade quer dizer que eu e você conseguimos fazer mais em menos tempo, quando a produtividade está relacionada às empresas, quer dizer que os colaboradores conseguem fazer mais utilizando menos recursos, entendeu?

Por outro lado, a rivalidade está longe de ser associada somente a rivalidade e conflitos. A competitividade nada mais é do que uma disputa que foi estabelecida com o intuito de bater uma meta sem levar em consideração questões pessoais.

Na competitividade o aspecto a ser avaliado são as habilidades técnicas e não as pessoais.

Isso quer dizer que para se manter como uma competitividade saudável e resultar em uma equipe de sucesso, a competitividade deve permanecer apenas no campo das habilidades técnicas.

O desenvolvimento de um bom ambiente organizacional é o ponto chave para que não se crie uma rivalidade pessoal entre os liderados.

Se quando falamos em competitividade você pensa em algo individual, está muito equivocado. Você sabia que a competitividade pode unificar os seus colaboradores?

Pois bem, mesmo que os colaboradores estejam competindo entre si, ambos estão nessa competição em busca de um mesmo propósito: alcançar bons resultados e destaque profissional.

E para que a produtividade e competitividade andem de mãos juntas, a empresa pode estimular através de alguns programas que você vai conhecer agora.

Programa de recompensas

Defina regras que serão capazes de definir qual será a métrica que cada colaborador deverá alcançar para se destacar, para isso, é importante que os critérios sejam estabelecidos de forma mensurável. 

Lembrando que é necessário que os colaboradores sintam e confiem que a avaliação será feita de forma justa, caso contrário, você pode ter problemas.

Bônus em dinheiro

Sem dúvida nenhuma o bônus em dinheiro é a premiação para vendedores mais popular que conhecemos. 

Apesar dos vendedores já contarem com as comissões das vendas que realizam, uma boa alternativa é, além das comissões:

  • Criar bônus fixos para os vendedores que conseguirem ultrapassar os objetivos básicos.

Presentes

Uma outra alternativa de incentivar seus vendedores é usar presentes que façam sentido à eles como forma de premiação.

Lógico que para isso é importante que você conheça o perfil do seu time e de cada vendedor que faz parte dele, afinal, é importante que o presente faça sentido para os vendedores.

E para te ajudar, vou te dar algumas sugestões padrões que toda pessoa gosta e tenho certeza que alguma delas vai combinar com o seu time de vendas:

  • Viagens pagas durante um final de semana e com direito a um acompanhante;
  • Um vale-presente da loja preferida dele;
  • Bebidas, como um bom vinho, cerveja artesanal se ele for fã, whisky caso ele seja apreciador desse tipo de bebida;
  • Celulares, notebooks, fones de ouvido, vídeo-game;
  • Um dia de folga paga;

Caso você tenha medo de errar no presente, não hesite em perguntar. O diálogo é importante, e esse tipo de diálogo mostra a sua preocupação em recompensar de maneira justa seu colaborador pelo feito realizado.

Estabeleça metas coletivas

As metas coletivas servem para potencializar o trabalho em equipe.

Para construir uma equipe de sucesso, seus colaboradores não podem se enxergar apenas como seres individuais, é importante que saibam que juntos podem alcançar resultados melhores e ainda maiores.

Para evitar que uma competição saudável se transforme em uma competição tóxica onde seus vendedores não trabalham mais em equipe porque estão pensando na premiação individual.

Nesse caso é interessante realizar uma premiação em grupo, pensando em todo o seu time de vendas.

Investimentos

Aproveitando que premiação para vendedores está diretamente ligada a alta performance deles, uma boa maneira de premiar seus vendedores é oferecendo cursos onlines em instituições de ensino como a FGV e Belas Artes.

Nesse caso, ambas as partes ganham. O colaborador estará se desenvolvendo profissionalmente e com isso trará um retorno para o negócio posteriormente.

Integração

A integração entre os colaboradores é algo simples, mas ao mesmo tempo lhe renderá frutos incríveis. É uma forma muito comum de promover a integração com confraternizações e até mesmo alguns “happy-hour”. 

Através da integração os colaboradores conversam sobre suas diferentes áreas e acabam aprendendo sobre outros processos. Essa aproximação, ajudará em futuros planejamentos e até mesmo deixa a comunicação entre as áreas mais assertivas.

Já que agora envolve todo o seu time de vendas, pode ser oferecido jantares ou até mesmo festas em que possam levar um acompanhante.

Assim todo o seu time de venda se empenhará, ajudando uns aos outros para que todos sejam recompensados e continuem realizando uma competição saudável.

Pregão de guerra vai transformar a sua equipe em um sucesso 

Agora que você descobriu como ter uma equipe de sucesso com o auxílio da produtividade e competitividade, chegou o momento de virar a chave e correr por outros caminhos.

Se você não conhece o pregão de guerra, preciso te perguntar por onde você estava andando esse tempo todo?

Então, vou te apresentar! 

O pregão de guerra nada mais é do que um evento que vai te fazer alcançar um sonho que até então você pensava ser impossível:

VOCÊ VAI VENDER 1 MÊS EM 1 DIA!

Todo vendedor com certeza já sonhou com isso, e o pregão de guerra criou vida para realizar o SEU SONHO!

Eu poderia listar inúmeros motivos para que você entre em contato conosco AGORA, mas, vou deixar que tire suas próprias conclusões.

Então, vou deixar aqui o nosso site onde você pode ver com seus próprios olhos os depoimentos de alguns clientes nossos que revolucionaram a forma de vender.

Depois disso, vou esperar entrar em contato conosco para nos conhecermos melhor e realizarmos sonhos.