Funil de vendas, apesar de parecer uma expressão estranha, para se ter uma base comparativa a melhor forma é você imaginar um funil realmente, daqueles que temos em casa, sabe?
Pois bem, qual a função do funil que você tem em casa? Para mim, a função dele é filtrar o que colocado dentro dele. E é dessa forma que acontece com o funil de vendas.
O funil de vendas é formado a partir de algumas etapas e gatilhos mentais, e é através disso que tomadas de decisão e prospecção de clientes são feitas de forma mais assertiva.
Mas, antes de qualquer coisa, é importante deixar bem claro o que é o funil de vendas.
Também conhecido como pipeline, o funil de vendas possibilita que o setor de marketing e vendas juntamente consigam visualizar a jornada do cliente até que o mesmo feche o negócio.
É muito importante que tanto o setor de vendas quanto o setor de marketing estejam alinhados em relação ao funil de vendas.
O funil de venda é dividido em algumas partes, e agora você irá descobrir quais são elas:
Visitantes
Conhecida por ser a etapa de topo de funil, os visitantes não sabem que possuem uma dor.
O intuito é despertar o interesse do visitante por algum assunto e fazer com que ele descubra que tem um problema ou ao menos uma boa oportunidade de negócio.
A partir dessa descoberta é de responsabilidade da empresa educá-la com o auxílio de materiais ricos e até mesmo e-books.
O acesso a esses materiais se dá a partir do preenchimento de um formulário, é através dos dados contidos nesse formulário que o visitante avança na sua jornada e passa para a próxima etapa.
Leads
Essa etapa também é conhecida como meio de funil.
Nesse momento o lead identifica que possui um problema ou uma boa oportunidade de negócio e começa a pesquisar mais sobre esse problema e suas possíveis soluções, a fim de pôr um ponto final nisso tudo.
Por outro lado, a função da empresa nesse momento é ajudá-lo.
Lembre-se que o seu cliente não está apto para a decisão de compra ainda, para isso, você deve selecionar muito bem as soluções que irá oferecer à ele.
Oportunidade
Depois da qualificação do lead, ele avança para a próxima etapa do funil de vendas que chamamos de etapa da oportunidade.
É nessa etapa que o comprador já sabe da existência de algumas possíveis soluções para resolver seu problema e começa a avaliar as alternativas.
Nesta etapa, é importante que o vendedor consiga com a ajuda dos gatilhos mentais criar um senso de urgência.
Caso contrário, o comprador vai identificar que tem uma solução para o problema dele, mas não vai se empenhar tanto assim em resolvê-lo.
Então, aproveite a oportunidade e mostre que a sua empresa possui a solução que ele tanto almeja.
Venda
Nesta etapa o lead já está ciente da sua dor ou oportunidade de negócio.
Realizou pesquisas referente à soluções; avaliou as alternativas que tinha em suas mãos.
E agora apesar do mercado possuir muitas opções, você precisa ressaltar os diferenciais da sua solução para assim mostrar que nenhuma é tão boa e satisfatória quanto a sua.
Agora que você já conhece a fundo todas etapas do funil de vendas, chegou o momento de descobrir como desenvolver um funil de vendas para o seu negócio, e assim subir de patamar.
Como desenvolver um funil de vendas ?
1. Mapeamento da jornada de compra
A primeira coisa a fazer para desenvolver um bom funil de vendas é definir as necessidades e comportamentos do seu lead.
Ferramentas como blog e redes sociais são ótimas quando o assunto é descobrir as necessidade e os comportamentos. Afinal, o que o seu lead acessa fala muito sobre o que ele busca e precisa.
A partir da investigação através desses canais de comunicação, é importante também definir de que forma cada um desses canais colabora com o avanço de etapa no funil de vendas para com seu lead.
2. Definição da mudança de estágio
Depois de mapear a jornada de compra do seu lead, é importante destacar em que momento acontece a virada de chave para o avanço até a próxima etapa.
Perguntas como:
- O que precisa ser feito para avançar no funil de vendas?
- O leads consegue avançar sozinho ou precisa de algum auxílio para que isso aconteça?
- O que pode garantir que o lead avance no funil de vendas?
3. Otimização do funil de vendas
Depois de cumprir essas duas etapas acima, podemos dizer que o seu funil de vendas está desenvolvido. Agora, o último passo é fazer a escala desse funil e ao mesmo tempo garantir que o time de vendas siga à risca o passo a passo.
Para ajudar nessa etapa, aconselhamos que faça um divisão: escala e otimização.
Na escala você irá, a partir de métricas, medir a produtividade e eficiência da performance. Quando você se atenta à questão de produtividade, consegue apontar qual o nível necessário para atingir as metas desejadas.
Esse processo pode ser realizado a partir da disponibilidade de playbooks que venham educar o seu time a como agir em cada etapa e assim garantir uma satisfação ao cliente.
Sua vez no funil de vendas do Método Pregão de Guerra
Agora que você descobriu como desenvolver um funil de vendas, chegou o momento de virar a chave e correr por outros caminhos.
O que você está esperando que ainda não faz parte dos nossos vários clientes que decidiram presentear seus clientes internos com o Método Pregão de Guerra?
O pregão de guerra é um evento que vai te fazer alcançar um sonho que até então você pensava ser impossível.
Além de satisfazer o seu cliente interno com o desenvolvimento pessoal e um salto na performance profissional, o seu cliente externo também sai ganhando.
Afinal, irá receber um atendimento nunca visto antes!
Com a motivação do cliente interno, juntos VOCÊS VENDERÃO 1 MÊS EM 1 DIA!
Toda empresa com certeza já sonhou com isso, e é por isso que criamos esse projeto. Afinal, nosso objetivo é trazer uma revolução na forma como as empresas trabalham.
Não olhando apenas para as receitas, como também para a performance e saúde daqueles que são responsáveis pela captura de clientes.
Eu poderia listar inúmeros motivos para que você entre em contato conosco AGORA, mas, vou deixar que tire suas próprias conclusões.
Então, vou deixar aqui o nosso site onde você pode ver com seus próprios olhos os depoimentos de alguns clientes nossos que revolucionaram a forma de vender.
Depois disso, vou esperar entrar em contato conosco para nos conhecermos melhor e realizarmos sonhos.