8 dicas para construir um pitch de vendas

8 dicas para construir um pitch de vendas

31/05/2022 Uncategorized 0
Pitch de vendas

Um dos momentos mais importantes para quem trabalha com vendas, é a hora do pitch de vendas. Talvez esse nome seja até estranho para você, mas não se preocupe, vou te explicar o que é, como funciona e 8 dicas para construir um pitch de vendas infalível.

Pitch de vendas, o que é ?

O pitch de vendas nada mais é do que um discurso de vendas impactante e persuasivo. É um discurso comercial caracterizado por sua curta duração e formado por poucas frases.

O momento do pitch é curto, por isso é importante construir um pitch infalível que será capaz de levar o seu produto ou serviço cada vez mais longe no mercado.

Nessa hora, a pessoa que está fazendo o pitch tem como objetivo levar seu lead para a próxima etapa do funil de vendas.

Afinal, como você já sabe, uma venda não acontece do nada, existe uma estrutura chamada “funil de vendas” pela qual o lead percorre até chegar finalmente no momento da tomada de decisão e efetivação da compra.

Mas, do que é formado o pitch de vendas?

Você já sabe que o pitch de vendas deve ser um discurso impactante, persuasivo, de frase curta e curta duração, certo?

Agora é a hora de descobrir o que compõe cada uma dessas características. Preparado? Então vamos lá!

É indispensável que o pitch de vendas venha apresentar 2 aspectos ao público, sem esses aspectos definidos de maneira clara, o público não ficará convencido do porque precisa adquirir seu produto ou serviço.

Esses 2 aspectos são aspectos simples mas que devem ser desenvolvidos de maneira muito clara, afinal, é por conta deles que você irá ou não captar o lead.

Apresentar a solução

Esse é o primeiro aspecto que deve conter no seu pitch de vendas, precisa ficar claro para o público em poucas palavras a solução que o seu produto ou serviço oferece para a dor deles.

Afinal, você compraria um produto que a solução não fosse exatamente aquilo que iria resolver o seu problema? Não né, não faz sentido.

Por isso é importante que na hora do pitch de venda você apresente a solução do seu produto de maneira que o público venha se sentir instigado a não perder a oportunidade de adquiri-lo.

Apresentar os benefícios

Esse talvez seja o aspecto mais importante na hora do pitch de vendas do seu produto ou serviço. Os benefícios trazidos pelo seu produto ou serviço para o público e suas dores é o que vai pesar na hora da tomada de decisão.

Aqui no nosso blog, já falamos sobre como hoje em dia os clientes têm na palma de suas mãos milhares de opções de produtos que prometem resolver seus problemas.

Porém, o grande diferencial sobre seu produto ou serviço que você deve apresentar na hora do pitch de vendas é exatamente quais os benefícios que o seu produto ou serviço tem que os demais no mercado não tem!

O público não deve enxergar seu pitch de vendas como “mais do mesmo”, desde trazer inovação e automaticamente despertar o gatilho de que o público PRECISA daquilo.

Agora que você já sabe o que é e do que é formado um pitch de vendas, chegou a hora de descobrir x dicas para construir um pitch de vendas INFALÍVEL.

Está pronto? Então, vamos lá!

8 dicas para construir um pitch de vendas

Se você chegou até aqui é porque se interessou e identificou que precisa melhorar ou até mesmo construir um novo pitch de vendas para o seu produto ou serviço.

Por isso, preste atenção nas dicas a seguir, garanto que implantando elas, o seu pitch de vendas será outro e fará com que todos queiram o seu produto ou serviço.

1. Conheça seu público

Conhecer seu público alvo é a primeira coisa que você precisa fazer para começar a construir um pitch de vendas.

Pense comigo, como oferecer algo a alguém, sem conhecer a fundo a dor daquela pessoa, suas preferências e aquilo que não combina com ela? Fica difícil né?

Por isso, conhecer seu público é a nossa primeira dica para construir um pitch de vendas. 

E se você ainda não conhece para qual público que está vendendo, a boa notícia é que temos aqui em nosso blog um texto perfeito para você que irá te ajudar muito a resolver isso.

Então, já aproveita e descubra 4 sinais de que você precisa de uma estratégia de vendas, aqui além de aprender como definir o seu público ou persona, você receberá esclarecimentos sobre sua performance de vendas.

2. Defina seu objetivo

Qual é o seu objetivo?

Se você não soube responder essa pergunta, é preciso entrar em sinal de alerta então. É importante que não só você mas todos que trabalham com você e seu produto saiba o objetivo que querem alcançar.

Sem esse objetivo estabelecido de forma clara, é como se você e sua equipe nadarem contra a corrente ou fizessem uma viagem para lugar nenhum!

3. Adapte suas soluções

As soluções que você apresentou ao público podem ser ótimas, porém é importante inovar e sair da caixinha, para isso, personalizar suas soluções é uma boa forma de demonstrar ao cliente o quão dispostos você e a empresa estão para solucionar o problema dele.

Nesse momento você pode ousar, tirar proveito da tecnologia e utilizar apresentações dinâmicas, atraentes, vislumbrar não apenas os olhos mas também os ouvidos do seu cliente ao usar da sua boa comunicação.

4. Esteja preparado para contornar as objeções

Todo cliente terá suas objeções, eles vão pôr em cima da mesa questões como: 

  • “Estou sem tempo”
  • “Preciso pensar a respeito”
  • “Eu já tenho esse produto”
  • “Eu não preciso disso”
  • “Não conheço sua empresa”
  • “Achei muito caro”

E é nesse momento que você precisa já estar preparado para contornar essas objeções, é natural elas aparecerem, e é natural que o cliente pense que expor cada uma fará com que você desista da venda.

Porém, você é de alta performance e sabe exatamente a forma certa de contornar cada uma dessas objeções e persuadir seu cliente a comprar o seu produto porque ele é diferente de tudo.

5. Apresente as soluções para os problemas

Lembra que no começo desse texto eu falei sobre o aspecto de apresentar a solução que seu produto ou serviço oferece? 

Pois bem, esse conhecimento é importante para que – da mesma forma que acontece em um tribunal – você faça a acusação e defesa deste produto.

Quando o cliente apresenta a sua dor, é imprescindível que você consiga visualizar em que o seu produto ou serviço será eficaz naquilo..

Conhecer o produto também te proporcionará a oportunidade de falar para o seu cliente algo que ele não ouviu ainda da concorrência. 

Afinal, é cansativo tentarmos resolver um problema em que recebemos sempre as mesmas soluções que no fim não nos ajuda.

6. Pontue benefícios ao invés de características

No tópico em que falamos sobre a importância do aspecto de benefícios do seu produto, é importante que você saiba que o seu cliente não quer saber se o produto é amarelo ou vermelho.

Essas características não vão influenciar na solução do problema dele, por isso, não perca seu precioso tempo com elas.

Foque suas energias em apresentar de fato os benefícios do seu produto ou serviço, afinal, são eles que vão te ajudar a convencer seu cliente a tomar a decisão de compra.

7. Entregue o valor do seu produto

Nessa etapa, é importante tomar cuidado. Você pode até aqui ter vislumbrado seus clientes com o produto ou serviço, porém, ele também está atento ao custo desse produto ou serviço.

E é nesse momento em que ao invés de falar sobre custo, você vai entregar valor ao cliente. 

Com a entrega de valor, o cliente vai focar muito mais no quão vale a pena adquirir aquele produto ou serviço, logo, o custo se torna investimento.

8. Eai, vamos fechar?

Saber o tempo certo das coisas é uma habilidade que somente os vendedores e times de vendas de alta performance possuem.  

Afinal, é importante não perder o timing da venda, não esperar sempre que o cliente tome a iniciativa para fechar a compra.

Saiba conduzir de maneira persuasiva a jornada do seu cliente, entendendo suas necessidades e analisando se o momento para enfim propor a venda.

Mas atente-se, nessa hora é importante que você ofereça a venda e não obrigue o seu cliente a comprar. Não ponha tudo a perder, cuidado!

Pregão de guerra te ajuda a construir um pitch de vendas

Agora que você descobriu como melhorar as suas vendas online, chegou o momento de virar a chave e correr por outros caminhos.

Se você não conhece o pregão de guerra, preciso te perguntar por onde você estava andando esse tempo todo?

Então, vou te apresentar! 

O pregão de guerra nada mais é do que um evento que vai te fazer alcançar um sonho que até então você pensava ser impossível: VOCÊ VAI VENDER 1 MÊS EM 1 DIA!

Todo vendedor com certeza já sonhou com isso, e o pregão de guerra criou vida para realizar o SEU SONHO!

Eu poderia listar inúmeros motivos para que você entre em contato conosco AGORA, mas, vou deixar que tire suas próprias conclusões.

Então, vou deixar aqui o nosso site onde você pode ver com seus próprios olhos os depoimentos de alguns clientes nossos que revolucionaram a forma de vender.

Depois disso, vou esperar entrar em contato conosco para nos conhecermos melhor e realizarmos sonhos.