Sua empresa não está performando bem e você não sabe como melhorar seus resultados? Previsibilidade de vendas é a solução para esse seu problema.
Segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey, o que diferencia uma equipe de alta para uma de baixa performance são algumas habilidades que podem ser identificadas pelo gestor logo no processo de seleção.
Apesar da previsibilidade de vendas ser uma ótima ferramenta, ela não realiza milagres, por isso é importante que sua equipe seja formada por profissionais que estão dispostos a se desenvolver.
E se você quer descobrir o porquê seu time de vendas não performa, então clique aqui e leia o que discutimos no nosso blog sobre o assunto.
Agora, se você já identificou os motivos que causam a má performance da sua equipe comercial, chegou a hora de descobrir como a previsibilidade de vendas pode te ajudar nesse desafio.
O que é previsibilidade de vendas?
A resposta é simples, previsibilidade de vendas é quando a equipe consegue traçar uma perspectiva da quantidade de vendas que serão realizadas dentro de um período.
Apesar da palavra previsão ser vista como achismo, o conceito de previsibilidade de vendas quando bem-feito faz com que a equipe comercial tome decisões mais concretas.
Mas… por que será que a previsibilidade de vendas é importante para o seu negócio?
A resposta é simples também, uma empresa que adota esse conceito passa a ter uma maior perspectivas sobre o cenário do mercado e do próprio negócio, assim, a conquista por resultados melhores fica cada vez mais perto.
Quais são os benefícios da previsibilidade de vendas?
Você pode achar que a previsibilidade de vendas só trará para o seu negócio o benefício da perspectiva de quantidade de vendas que serão realizadas em um determinado período, mas não é só isso!
Compreensão sobre o alcance das metas traçadas
Você já ouviu falar sobre metas inalcançáveis? Pois bem, é muito mais comum no mercado do que podemos imaginar. A previsibilidade de vendas fará com que essas metas se tornem mais realistas.
Reconhecimento de pontos de melhoria
Muitas vezes queremos atingir a perfeição em tudo o que ealizamos, porém, as coisas sempre podem ficar melhores, não é?
E o conceito de previsibilidade de vendas nos ajuda a reconhecer os ponto que podemos melhorar e assim alcançar cada vez mais resultados melhores.
É uma forma de teste, quanto mais você reconhecer e melhoras os pontos que precisam, mas você está aperfeiçoando seu processo, e automaticamente, melhores resultados chegarão.
Tome decisões mais firmes
Como você já pôde perceber, as empresas que adotam o conceito de previsibilidade de vendas, da mesma forma que conseguem resultados mais concretos acabam também conseguindo escolher com mais assertividades das decisões que devem ser tomadas.
Otimização é primordial
Tudo o que realizamos dentro do ambiente corporativo são processos, e se existem formas mais eficazes de realizar uma tarefa, então, deve ser feito dessa forma.
Se você pode produzir mais e com maior qualidade, porém, em menor tempo, por que não fazer isso?
Otimização de produtividade é mais um dos benefícios que a previsibilidade de vendas trás.
Tipos de previsibilidade de vendas?
Existem diversos tipos de mercado, logo, não faria sentudo se existisse apenas um tipo de previsibilidade de vendas, concorda? Então, conheça 3 formas para você adotar esse conceito no seu negócio.
1. Base no mercado
A previsibilidade de vendas com base no mercado é uma ferramenta de extrema importância. Ela contribui para conhecer melhor o mercado em que a empresa atua, assim, compreendendo a demanda que cada produto ou serviço possui e conseguindo ter maior clareza perante seus concorrentes e quais são suas estratégias.
Indicada especialmente para empresas iniciantes no mercado, a previsibilidade com base no mercado deve responder os questionamentos a seguir:
- Quem são meus clientes?
- Eles estão consumindo ativamente neste momento?
- Como estão meus concorrentes?
- Eles estão tendo sucesso em suas vendas?
- Quanto eu preciso vender para assegurar minha operação?
Base no histórico
Outro tipo de previsibilidade de vendás é com base no histórico. Nesse caso, o responsável passa a analisar as ações passadas da empresa e os seus resultados, e é através desses indicadores que é possível estabelecer novas metas para que o time de vendas.
Entretanto, não são todas as empresas que consegue fazer previsibilidade de vendas com base no histórico, afinal, para ela acontecer de forma confiável é necessária a análise de 3 pontos:
- Qual foi o investimento para que os resultados anteriores fossem alcançados?
- Quais são os gargalos que prejudicaram as vendas e impossibilitaram resultados melhores?
- Qual é a previsão do mercado e da economia local para o próximo período e como esse cenário pode afetar a minha empresa e meus clientes?
Base em ações
A previsão sobre ações consiste em planejar ações pontuais que visem a gerar um maior volume de vendas.
Essas ações podem ser campanhas de marketing, promoções como a Black Friday ou a participação/organização de eventos. Geralmente, essas ações acontecem de forma paralela à rotina de vendas normal da empresa.
7 dicas de como implementar
- Invista em um plano de previsibilidade
- Adquira uma ferramenta
- Faça relatórios
- Colete e registre dados
- Gerencie processos
- Invista na capacitação de seus funcionários
- Trace metas realistas
Previsibilidade de vendas é com o Pregão de Guerra
Agora que você 4 erros para não cometer no marketing digital, chegou o momento de virar a chave e correr por outros caminhos.
Se você não conhece o pregão de guerra, preciso te perguntar por onde você estava andando esse tempo todo?
Então, vou te apresentar!
O pregão de guerra nada mais é do que um evento que vai te fazer alcançar um sonho que até então você pensava ser impossível:
VOCÊ VAI VENDER 1 MÊS EM 1 DIA!
Todo vendedor com certeza já sonhou com isso, e o pregão de guerra criou vida para realizar o SEU SONHO!
Eu poderia listar inúmeros motivos para que você entre em contato conosco AGORA.
Mas, vou deixar que tire suas próprias conclusões.
Então, vou deixar aqui o nosso site onde você pode ver com seus próprios olhos os depoimentos de alguns clientes nossos que revolucionaram a forma de vender.