Tipos de liderança e o que você precisa aprender

Tipos de liderança e o que você precisa aprender

21/06/2022 Uncategorized 0
tipos de liderança

Você já se perguntou o que faz com que uma pessoa se torne um verdadeiro líder? É verdade que existem muitos tipos de liderança, e não é porque um tipo deu certo para mim que esse mesmo tipo dará certo para você.

É importante conhecer os tipos de liderança existentes e ver em qual você mais se enxerga, qual acredita que terá mais aptidão para desenvolver, entende?

Saber que tipo de líder você quer ser e quais os tipos de liderança quer trilhar é o primeiro passo para uma carreira de sucesso.

A Hired – uma plataforma de busca de empregos – realizou uma entrevista com 3.800 profissionais para listar quais são os líderes mais inspiradores para eles.

E o top10 contou com a presença de líderes, como:

  1. Elon Musk (Space X, The Boring Company e Neuralink)
  2. Jeff Bezos (Amazon e Blue Origin)
  3. Satya Nadella (Microsoft)
  4. Mark Zuckenberg (Facebook)
  5. Jack Ma (Alibaba)
  6. Sheryl Sandber (COO do Facebook, Banco Mundial e Casa Branca)
  7. Reed Hastings (Netflix)
  8. Susan Wojcicki (Youtube)
  9. Marissa Mayer (Yahoo)
  10. Anne Wojcicki (23and Me)

É óbvio que cada um desses líderes possuem tipos de liderança diferentes. Afinal, nasceram com aptidões diferentes e esse é um fator muito interessante na hora de escolher que tipo de líder você quer ser.

Por isso, agora você vai conhecer os tipos de liderança e o que pode precisa aprender com cada uma delas.

Liderança autocrática

A liderança autocrática acontece quando o líder centraliza toda a autoridade nele mesmo, todas as tomadas de decisões estão focadas nele mesmo. Nessa situação, seus liderados trabalham movidos pelo medo de receber alguma punição ou até mesmo uma demissão.

Em uma liderança autocrática, todas as outras pessoas não possuem importância., que está centralizada apenas na execução e busca por resultados.

O líder autocrático é ainda comum nas empresas, entretanto, com a mudança do perfil do mercado e a grande ascensão de profissionais que buscam realização e crescimento profissional, esse tipo de liderança tem se tornado insatisfatório.

Liderança liberal

Diferente da liderança autocrática, a liderança liberal é um tipo de liderança em que o líder deposita total confiança em sua equipe.

Seu modo de liderar faz com que seus colaboradores tenham total liberdade quando o assunto é tomar decisões importantes e ele quase não participa do processo de acontecimentos.

Por outro lado, esse tipo de liderança passa por alguns desafios, já que muitas vezes os colaboradores não se adaptam e com isso sofrem com problemas.

Alguns colaboradores que trabalham sob a liderança liberal se sentem perdidos na execução das suas atividades, não gerenciam bem o tempo nem a produtividade, não conseguem se desenvolver profissionalmente e podem perder o senso de autoridade e respeito pelo seu líder.

A liderança democrática

Se por um lado a liderança autocrática é centralizada no líder, e a liderança liberal é centralizada nos colaboradores, a liderança democrática é o equilíbrio entre as duas.

Nesse tipo de liderança cada um dos colaboradores possuem liberdade para tomar decisões e compartilhar suas ideias, entretanto, sem assumir todo o controle da empresa.

O líder democrático é conhecido por ser aquele que interage de igual para igual com a sua equipe, proporciona desenvolvimento e capacitação profissional para todos.

O mercado de trabalho mudou e desde então esse tipo de liderança vem sendo muito efetivo.

O líder democrático consegue fazer com que sua estratégia impulsiona a busca por resultados individuais sem que isso venha comprometer a responsabilidade profissional.

A liderança motivadora

Estímulo e otimismo são as palavras chaves desse tipo de liderança. 

A liderança motivadora é protagonizada por líderes que não se abatem perante situações de crise, muito pelo contrário, anima sua equipe assim conseguindo controlar facilmente o que está dando certo ou não.

É muito comum que na liderança motivadora a equipe encontre ali um ambiente saudável e confortável para expor ideias e tomar decisões. Afinal, cada liderado confia em sua capacidade e diariamente são motivadas por um gestor que acredita e reconhece o trabalho desenvolvido por cada um.

Liderança paternalista

Nesse tipo de liderança, o líder é um verdadeiro “paizão”. A relação entre líder e liderado torna-se interpessoal.

Entretanto essa liderança pode promover alguns riscos à empresa,.

O exagero na relação interpessoal pode assumir um comportamento ambíguo, um líder paternal pode tornar-se muito permissivo igualmente no tipo de liderança liberal ou altamente rigoroso como no tipo de liderança autocrática.

Essa falta de equilíbrio pode comprometer o profissionalismo necessário na relação com a equipe ou criar um forte senso de domínio, que afeta a liberdade e a autoconfiança desses colaboradores.

Liderança técnica

A liderança técnica é conhecida por possuir uma forte influência na performance da empresa. 

Nesse tipo de liderança é natural que seus líderes possuam alto índice de conhecimento e capacidade analítica. Assim, fazendo com que os liderados entreguem rendimento confiáveis.

Afinal, possuem ao lado uma figura relevante quando o assunto é a execução de processo de forma bem sucedida.

A liderança carismática

Esse tipo de liderança é um dos mais fáceis de se notar.

A liderança carismática é capaz de  trazer leveza ao ambiente de trabalho, assim, conquistando a admiração dos colaboradores e conduzindo a equipe com muito bom humor e senso igualitário por toda a hierarquia.

O líder carismático é aquele que influencia o restante da equipe através do exemplo.

Não é necessário utilizar de seu poder hierárquico para cobrar demandas e fazer com que aceitem suas decisões, muito pelo contrário, tudo isso chega em suas mãos de forma natural.

Entretanto, como já falamos por aqui, é importante que o líder busque o ponto ideal para não assumir uma postura muito permissiva — comum à liderança liberal.

Pregão de guerra vai te ajudar com os tipos de liderança

Agora que você descobriu o que precisava aprender com os tipos de liderança, chegou o momento de virar a chave e correr por outros caminhos.

Se você não conhece o pregão de guerra, preciso te perguntar por onde você estava andando esse tempo todo?

Então, vou te apresentar! 

O pregão de guerra nada mais é do que um evento que vai te fazer alcançar um sonho que até então você pensava ser impossível:

VOCÊ VAI VENDER 1 MÊS EM 1 DIA!

Todo vendedor com certeza já sonhou com isso, e o pregão de guerra criou vida para realizar o SEU SONHO!

Eu poderia listar inúmeros motivos para que você entre em contato conosco AGORA, mas, vou deixar que tire suas próprias conclusões.

Então, vou deixar aqui o nosso site onde você pode ver com seus próprios olhos os depoimentos de alguns clientes nossos que revolucionaram a forma de vender.

Depois disso, vou esperar entrar em contato conosco para nos conhecermos melhor e realizarmos sonhos.