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Pertencimento: Como esse sentimento é importante para as pessoas e como isso afeta seu desempenho


Éda natureza humana sentir a necessidade de produzir, ser reconhecido, saber que é útil e contribuir para o coletivo. A partir dela, laços importantes são firmados em todas as áreas das nossas vidas. No ambiente corporativo, não é diferente, o sentimento de pertencimento entre as equipes é um fator indispensável para alcançar resultados acima da média.

Mas nem sempre foi assim, na época da produção em linha aplicada por monstros da administração como Fayol, Taylor e Ford, as pessoas cuidavam de uma parte do processo e nunca entendiam ao certo do que faziam parte, sua visão do todo era limitada de propósito.

Para que haja um desempenho satisfatório, diversos fatores precisam estar alinhados, e um deles, trata-se do engajamento, motivado pelo sentimento de pertencimento entre a equipe.

O que significa o Sentimento de Pertencimento entre colaboradores?

É indispensável tratar com destreza a entrada de novos componentes em equipes já estabelecidas. Afinal, para atrair bons resultados, os recém-chegados devem estar integrados ao grupo. Por isso, pensar na promoção e valorização do acolhimento aos novos membros, deve ser prioridade para os gestores. 

Para isso, uma boa Cultura Organizacional é um aparato fundamental para promover a identificação e o sentimento de pertencimento entre colaboradores e organização. Afinal, quando há afinidade consolidada entre ambas as partes, oscilações no mercado ou concorrência, não abalarão essa relação.

Além disso, uma equipe integrada é capaz de produzir números mais satisfatórios, ao alinhar a competição saudável com otimismo e confiança no líder.

Os riscos da falta de sentimento de pertencimento

Por outro lado, a ausência do pertencimento entre colaboradores pode ocasionar contratempos que vão além de uma equipe desestimulada e pouco comprometida com os seus resultados.

Dentre os possíveis obstáculos, podemos mencionar: 

Alta rotatividade de colaboradores: fator que impossibilita diretamente a integração completa entre os membros da equipe, tornando ainda mais complexa a construção do sentimento de pertencimento entre os colaboradores.

Desestabilização emocional entre os membros da equipe: pode atingir diretamente os resultados em conjunto. Afinal, sem o sentimento de pertencimento, é pouco provável que questões entre membros do time cheguem até a liderança antes de se tornarem desproporcionais.

Alto índice de faltas e abandono de funções: o desestímulo dos membros pode também proporcionar situações maiores, como o abandono das funções em horário de expediente, tópico que pode interferir diretamente na produção conjunta.

Estratégias para garantir bons resultados

Apesar de aparentar ser uma missão fácil, aplicar normas e estratégias que ainda estão no campo das ideias é uma tarefa que exige dedicação e comprometimento entre a liderança e a equipe. Por isso, é hora de levantar as mangas e se propor verdadeiramente a acreditar que é possível. Confira as dicas:

Aposte no bem-estar da sua equipe: fomentar um ambiente de trabalho equilibrado ao apostar no bem-estar da sua equipe pode angariar mais desempenho para ela, afinal, com a saúde corporal e psicológica em dia, os colaboradores estarão em plena condição para conduzir as tarefas. Foque no ambiente para que ele seja limpo, saudável e se possível agradável.

Conquistas são sempre importantes: cada resultado positivo deve ser um motivo para comemorações, afinal, lidar com eles de uma maneira leve, tira um pouco da carga de obrigatoriedade que pode desestimular os colaboradores. Comemore todas as conquistas de forma entusiasmada para que todos vejam e participem.

Dê ouvidos às críticas construtivas e sugestões: como líder você deve estar sempre aberto para as críticas construtivas e sugestões trazidas pelos seus colaboradores, pense que não se trata de uma questão pessoal, entenda as preocupações das partes e acate quando necessário.

Para lidar melhor com a missão de oportunizar o sentimento de pertencimento da sua equipe, conte com o método Pregão de Guerra para vender muito, envolver todas as pessoas da empresa e integrar os setores administrativo e operacional com o comercial. O resultado é um significativo aumento da visão sistêmica de todos da empresa, gerando mais resultado e união dos colaboradores.

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