É normal que qualquer empresa, de qualquer segmento ou tamanho, sinta a necessidade de vender mais, aumentar o seu faturamento e, por consequência, gerar um lucro maior para o seu negócio.
No entanto, não são todas que conseguem atingir esse objetivo. Para muitos, vender é uma tarefa difícil, que nem sempre pode ser bem executada. Para outros, o problema não está na técnica de venda, mas sim no produto.
Por isso, se você deseja vender mais na sua empresa, precisa estabelecer um plano específico para que o seu negócio supere o dos seus concorrentes. Como fazer isso? Confira nossas dicas a seguir!
Entenda por que não está vendendo o suficiente
É fato que toda empresa gostaria de vender mais. Dificilmente você encontrará um empresário que diria algo como: “Não, eu estou satisfeito, não quero aumentar meu volume de vendas”.
No entanto, cada empresa tem o seu contexto e, por causa disso, enfrenta uma dificuldade diferente. Por essa razão, o primeiro passo para entender como vender mais é entender por que, afinal, você já não está fazendo isso em primeiro lugar.
Qual é a pedra que impede o seu time de vendas de dar o próximo passo e vender mais do que vendem atualmente?
Em alguns casos, o problema pode estar no produto. Talvez o seu concorrente tenha um material melhor. Em outros casos, o impeditivo está na motivação do seu time. Eles não acreditam e, por isso, perdem negócios que estavam na mão.
Às vezes, não existe problema nenhum. Apenas o que falta é um método ou mão de obra qualificada para conseguir vender mais. Seja como for, só é possível corrigir um problema que esteja impedindo que o seu time seja mais produtivo, no momento que identificar a questão em primeiro lugar.
Somente depois de estabelecer o problema, é que podemos começar a considerar a solução, nunca o contrário.
Estude o seu produto por completo para poder vender mais
Imagine uma concessionária de carros de uma marca específica que trabalha com carros em diversos segmentos, como compactos, sedãs e SUVs.
Chega um cliente e pede um “carro para família”. Ele gosta de viajar com a esposa e os dois filhos, mas precisa de um automóvel que pegue bem a estrada, possa ser usado em terrenos acidentados e seja econômico.
Se o vendedor não dominar por completo os veículos que ele tem à disposição, se não entender quais as particularidades de cada um, ele não encontrará o automóvel ideal para aquele cliente.
Assim, ele terá mais dificuldades para fechar uma venda que, para um vendedor preparado, será relativamente simples de fazer.
Esse exemplo mostra a importância de estudar o seu produto e, o mais importante, entender como ele resolve os problemas de cada um dos seus clientes. Assim fica mais fácil de fechar negócios.
Prepare o seu roteiro de vendas com atenção e cuidado
Entendendo qual é o problema principal da sua empresa e também estudando o seu produto, você terá em mãos as principais informações para corrigir falhas dentro da sua equipe de vendas.
Essa é a hora exata de preparar um novo roteiro de vendas otimizado, que leve em conta tudo que você aprendeu sobre a sua empresa e seus clientes.
É essencial que o novo roteiro seja montado com participação intensa da equipe de vendas, uma vez que são eles que enfrentam as principais objeções levantadas pelos clientes. Assim, eles podem pensar em soluções e respostas para esses obstáculos.
Além disso, é importante que o novo roteiro seja testado intensamente antes de ser colocado em prática. A ideia é que as respostas e informações sejam naturais do vendedor e não soem de maneira forçada para o consumidor.
Dessa forma, o processo de convencimento de venda será muito mais fácil e os resultados serão os melhores possíveis.
Invista na capacitação do seu time para vender mais
Se você já adotou todos esses passos ou acredita que eles serão complicados demais, pode ser interessante contratar uma consultoria de vendas que ajude a capacitar o seu time para vender muito mais.
As metodologias de treinamento e capacitação do mercado atualmente são muito variadas e com diferentes resultados.
As mais eficazes são aquelas que utilizam de técnicas de neuromarketing e neurovendas, além de gamificação e conhecimento prático para poder alcançar os melhores resultados possíveis para uma empresa.
A parte mais interessante de uma boa consultoria, com metodologia testada e aprovada, é que o seu retorno mais do que compensa o seu investimento.
Afinal, seu time aprenderá como vender muito mais, o que trará um ganho futuro exponencial altíssimo, gerando um custo-benefício muito interessante.
Por esse motivo, é importante escolher a consultoria de vendas ideal para a sua empresa, com base em uma metodologia de qualidade. Analise as opções com calma, veja quem tem experiência de atuar no seu mercado e cheque os depoimentos de clientes. Após essa análise, estará preparado para fazer a sua escolha.
Com essas dicas, sua equipe de vendas começará a vender mais em pouco tempo, garantindo mais faturamento e lucro para a sua empresa, seja ela do mercado de automóveis, seja de seguros ou qualquer outra área.
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