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4 Dicas para recuperar clientes inativos

Perder clientes é natural para qualquer vendedor. No entanto, será que existe uma forma de resgatar clientes inativos?

Essa é uma pergunta que todo vendedor faz, afinal, o cliente por muitas vezes inicia sua jornada, porém, por algum motivo, acaba não querendo continuar.

Dessa forma, a pergunta que não quer calar… Por que perdemos x cliente?

Os clientes não deixam ou desistem de comprar sem motivo ou por uma simples vontade, a verdade é que existe um fator que o motivou a fazer isso. E cabe a você juntamente com sua liderança descobrir.

Muitas das vezes, clientes inativos são resultado da falta de proatividade da equipe.

Quando o cliente demora a responder, automaticamente, o vendedor se desanima, e com isso, pode deixar aquele cliente para depois.

Entretanto, essa não é a melhor forma de se resolver esse conflito. O cliente quer ser bem atendido, quer que o vendedor lhe dê o máximo de atenção para resolver sua dor.

O que diferencia um bom vendedor de um excelente, é a habilidade de convencimento quando o cliente está entre a cruz e a espada.

Então, é necessário nos atentarmos ao fato de que antes de atrairmos novos clientes, por que não recuperarmos aqueles clientes inativos em nossa base?

Melhor do que atrair novos, é fidelizar os que já estão ativos, e recuperar aqueles que por algum motivo foram abandonados ou abandonaram por si mesmos.

Vale lembrar que não são todos os clientes inativos que foram abandonados por vendedores. Porém esse é o principal motivo dos clientes decidirem por não continuar naquela jornada.

E quando falamos em relacionamento com o cliente, proporcionar a melhor experiência é o foco principal.

Por entanto, quando a sua empresa comete erros no atendimento ao cliente fazendo com que o mesmo se sinta abandonado, seus concorrentes irão aproveitar a oportunidade!

Neste blogpost você vai descobrir 4 dicas de como você pode recuperar clientes inativos e aumentar a sua base.

1. Defina o que é um cliente inativo

Clientes inativos são pessoas que realizaram compras na empresa, entretanto não voltaram a gastar.

A inatividade do consumidor não é uma coisa boa, afinal, essa inatividade pode resultar na perda total do cliente.

Por isso, as empresas precisam fazer um acompanhamento contínuo do número de clientes inativos, entender suas motivações e desenvolver estratégias para reativá-los.

2. Faça a classificação ABC de clientes inativos

Classificar os clientes em ABC é agrupá-los conforme o volume de compra e lucratividade. Essa classificação raramente é aplicada a uma base de clientes inativos.

Por outro lado, ao utilizar um CRM,  você e sua equipe definirão detalhadamente e com precisão quais clientes compram mais antes de entrar nesse cenário.

Dessa forma, fica mais fácil identificar estratégias de recuperação e saber onde gastar mais tempo e esforço para trazer de volta as pessoas que realmente impactam seus resultados.

A plataforma mostra claramente o percentual de clientes inativos em sua base total de clientes.

3. Desenvolva um plano de ação para recuperar clientes inativos

Ter uma lista dessas pessoas facilita o desenvolvimento de um plano de vendas. Cabe ao vendedor, com a ajuda de seu gestor, desenvolver uma estratégia sólida na execução dos esforços de recuperação.

Descobrir por que os clientes pararam de comprar é apenas o primeiro passo para trazê-los de volta à sua lista de clientes ativos.

Há também a necessidade de refazer contatos, avaliar o desempenho do produto e melhorar a demanda do cliente.

Como resultado, os métodos de vendas podem ser mais precisos e ter maiores chances de sucesso.

4. Acompanhe a execução do plano pelo software de CRM

Com o CRM de vendas, fica mais fácil para gerentes e vendedores acompanharem a execução dos planos. A plataforma fornece informações decisivas. Além disso, você pode mudar de direção e ter novas ideias ao longo do caminho, aumentando suas chances de recuperar clientes inativos.

Você conhece o Método Pregão de Guerra?

Antes de mais nada, você sabe o que é o Método Pregão de Guerra?

O Método Pregão de Guerra é um programa criado, testado e aperfeiçoado pelo mago das vendas, Alexandre Jacques.

Nosso objetivo é expandir o número de vendas das grandes varejistas fazendo com que vendedores e clientes participem de uma experiência inovadora.

Tudo isso acontece através de ampliação de mindset e capacitação da equipe comercial ou representantes.

A equipe recebe um treinamento acelerador de vendas, sendo desenvolvido em cada vendedor as técnicas de vendas de mais sucesso da última geração.

O MPG é para você que…

  • Está cansado de vender muito em datas comemorativas e decair ao longo do ano;
  • Não consegue baixar ou até mesmo liquidar seu estoque;
  • Não sabe o que fazer para sair da crise;
  • Possui um produto novo e não sabe como fazer o lançamento no mercado;
  • Não consegue prospectar clientes;

Já são mais de 150 empresas faturando mais de 4 bilhões!

Com o Método Pregão de Guerra, você vai…

  • Alcançar o potencial máximo do seu negócio
  • Ter maior clareza nas ações comerciais da sua empresa
  • Conquistar uma equipe engajada e de alto rendimento
  • Desenvolver toda a sua liderança
  • Vender muito mais
  • Conseguir obter continuidade, isso quer dizer que a sua alta performance não fica restrita apenas ao dia do evento.
  • Possibilidade de retorno financeiro com a realização do evento suficiente para pagar o investimento feito no treinamento.

O pregão de guerra é um evento que vai te fazer alcançar um sonho que até então você pensava ser impossível: VOCÊ MUITO MUITO MAIS!

Todo vendedor com certeza já sonhou com isso, e o pregão de guerra criou vida para realizar o SEU SONHO!

Eu poderia listar inúmeros motivos para que você entre em contato conosco AGORA, mas, vou deixar que tire suas próprias conclusões.

Então, vou deixar aqui o nosso site onde você pode ver com seus próprios olhos os depoimentos de alguns clientes nossos que revolucionaram a forma de vender.

Depois disso, vou esperar entrar em contato conosco para nos conhecermos melhor e realizarmos sonhos.

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