Tenho certeza de que você já ouviu falar no termo “varejo”, mas afinal, o que faz um varejista?
Quais seus benefícios? Por que é uma área que vem crescendo cada vez mais?
Foi pensando nesse e em mais alguns questionamentos que tivemos uma ideia.
Explicar para você um pouco mais sobre o mercado de varejo e se você está ou não perdendo tempo em não se tornar um varejista.
Então, me acompanha até o final que tenho certeza de que essa é a resposta que você precisa para dar o seu primeiro passo,
Antes de te contar quais são os 3 motivos para você se tornar um varejista, precisamos primeiro saber o que é e como funciona o mercado de varejo.
Preparado? Vamos lá!
O que é o mercado de varejo?
O mercado de varejo tem tudo a ver com a venda de produtos, bens ou serviços feita por uma empresa para um consumidor final.
Isso quer dizer que o ponto principal do mercado de varejo está na quantidade da mercadoria que circula, nesse caso, a quantidade é mínima.
Diferente de como era anos atrás, hoje em dia o mercado de varejo está em todo canto e realiza suas vendas através de diferentes canais.
Logo, atributos como disponibilidade, confiabilidade e a qualidade de experiência de compra são essenciais nesse modelo de consumo.
Quais as principais características no mercado de varejo?
O modo como o mercado de varejo funciona vai depender de alguns aspectos característicos que podem aumentar ou diminuir a venda de algum produto em questão.
Isso se dá principalmente por conta das tendências de mercado, sazonalidade, condições econômicas, condições de relevo e condições climáticas do local onde a empresa está instalada
Quais os tipos de varejo?
O mercado de varejo não tem limite, não é possível dizermos onde ele começa e onde termina, onde cabe ou onde não cabe.
Para falar a verdade, qualquer segmento pode trabalhar com essa forma de trabalho, inclusive estabelecimentos e e-commerces.
- Departamento
São responsáveis pela venda de produtos ou serviços que se organizam através de categorias, como?
- Sapatos;
- Roupas;
- Cosméticos;
- Joias;
- Utensílios;
- Doméstico;
- Cama;
- Mesa;
- Banho;
Seu objetivo é encantar o público com seus slogans e displays, fazendo com que a marca seja conhecida e desejada amplamente no país.
As lojas de departamento contribuem muito para a democratização da compra ao disponibilizarem produtos de boa qualidade e com preços acessíveis.
- Armazéns
Instalações que estocam grandes variedades de produtos em maior volume, por conta disso, seus preços são mais atraentes, porém não são tão competitivos como os preços do mercado atacadista.
- Especialistas
Aquelas lojas especialistas que após conquistarem reconhecimento, passam a atuar em uma categoria específica.
Um bom exemplo de loja especialista é a Nike que é referência na categoria de roupas esportivas.
- Conveniência
O objetivo das lojas de conveniência é oferecer produtos limitados em um período que outras lojas não podem oferecer.
Por isso, é normal que lojas de conveniência funcionem durante a madruga, afinal, se o cliente estiver a procura de determinado produto e a sua única opção for a loja de conveniência, ele vai adquiri-lo.
- Outlet
Essa categoria é conhecida por realizar a venda de multimarcas, elas vendem uma grande
- Concessionária
A concessionária alia o conceito de franquia ao varejo tradicional. É licenciado para vender marcas específicas, mas, diferentemente das franquias, não paga aos licenciadores.
Como funciona o mercado varejista?
Conforme já falamos nesse texto, o mercado de varejo realiza a venda para o consumidor final;
Porém, essa mercadoria vem de fornecedores que em sua maioria são do mercado atacadista que são os responsáveis por abastecer os estoques e fazer com que a demanda seja sempre atendida.
Pensando nisso, podemos dizer que o organograma do mercado varejista é o seguinte:
1. Fabricante;
2. Atacadista;
3. Varejista;
4. Consumidor Final;
Os fabricantes são aqueles que transformam a matéria-prima em produtos ou bens através de equipamentos e mão de obra especializada nesse processo.
Entretanto, as atacadistas, adquiriram esses produtos em que foram desenvolvidos pelos fabricantes para finalmente vender para os varejistas.
Depois dos produtos já estarem nas mãos dos varejistas, é a hora deles passarem o produto, serviço ou bem para o consumidor final.
Vale lembrar que o processo de compra do varejista para com o atacadista acontece por escala.
Prontamente, a quantidade final de mercadoria é alta, e a revenda para o consumidor final acontece em pequenas quantidades, porém com um valor maior.
Por que devo investir no mercado de varejo?
Até algum tempo atrás era natural que o consumidor ficasse preso aos pontos de venda, a mercadoria era algo muito restrito e adquirir uma dependia da DEMANDA.
Hoje o cenário mudou e mercadorias podem ser adquiridos através de muitos meios, como:
- Lojas virtuais;
- Centros de liquidação;
- Sites de leilão;
- Direto com o fabricante;
E todas essas opções nos deixou dúvidas se ainda vale a pena se tornar um varejista, e agora você vai descobrir 3 motivos para você se tornar um varejista.
3 motivos para você se tornar um varejista
1. Relacionamento e conexão emocional com o cliente
Quando tudo o que fazemos tem como combustível o dinheiro, as circunstâncias tornam-se rasas.
Logo, se você vende visando apenas o retorno financeiro ao invés da experiência de compra do seu cliente, então, nunca conseguirá realmente encontrar a solução do problema do cliente.
Claro que é importante ser bem remunerado, mas a remuneração deve ser a consequência de um bom trabalho, entende?
Por isso, uma abordagem menos tradicional e mais humanizada é a ferramenta que vai alavancar as suas vendas, e essa é uma qualidade indispensável que o mercado de varejo vai te trazer.
Não são todos os negócios que dispõem de vendedores com esse perfil, logo, quando o cliente encontra um atendimento assim, a relação construída torna-se emocional.
Sendo movida pelo interesse de satisfazer o cliente e automaticamente se satisfazer financeiramente também.
Como varejista, você e o cliente devem jogar no mesmo time, em prol de um só propósito que é resolver o problema para que a partir daí ambas as partes saiam satisfeitas.
2. Maior potencial de vendas
O mercado de varejo oferece ao consumidor uma variedade enorme de produtos.
Logo, quando você chega em um estabelecimento para comprar x produto, a chance de sair de lá com mais produtos do que você realmente sabia que precisava é maior.
Pense comigo, quantas vezes você foi á uma loja comprar uma toalha de banho, e saiu com a sacola cheia de produtos para cozinha, cama, mesa e banho?
Viu só?
Esse é um benefício que o varejista tem, o seu potencial de vendas é enorme e se construir uma relacionamento e conexão social com seu cliente, ai o potencial é ainda maior e o sucesso chega.
3. Maior potencial de lucro
Ao vender diretamente ao consumidor final, o varejista consegue obter maiores margens de lucro em seus produtos.
Além disso, o modelo de preço que o consumidor conhece é adotado pelo mercado de varejo que já incorpora o lucro do vendedor.
Dessa forma, os fabricantes têm boas margens para oferecer preços competitivos e ainda obter margens maiores.
Da mesma forma, varejistas com produtos próprios podem ser mais eficientes em seu processo de fabricação e oferecer produtos de qualidade a preços mais competitivos.
Pregão de guerra é para você que nasceu para ser um varejista
Agora que você identificou os 3 motivos para você se tornar um varejista, chegou a hora de cumprir o que prometi no começo, tenho uma surpresa para você e vou revelar agora!
Se você não conhece o pregão de guerra, preciso te perguntar por onde você estava andando esse tempo todo?
Então, vou te apresentar!
O pregão de guerra nada mais é do que um evento que vai te fazer alcançar um sonho que até então você pensava ser impossível: VOCÊ VAI VENDER 1 MÊS EM 1 DIA!
Todo vendedor com certeza já sonhou com isso, e o pregão de guerra criou vida para realizar o SEU SONHO!
Eu poderia listar inúmeros motivos para que você entre em contato conosco AGORA, mas, vou deixar que tire suas próprias conclusões.
Então, vou deixar aqui o nosso site onde você pode ver com seus próprios olhos os depoimentos de alguns clientes nossos que revolucionaram a forma de vender.
Depois disso, vou esperar entrar em contato conosco para nos conhecermos melhor e realizarmos sonhos.